O ator Rodrigo Santoro recebeu neste último domingo o prêmio de melhor ator na 33ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba, por sua atuação em Heleno, do diretor José Henrique Fonseca. Santoro dá vida a Heleno de Freitas, famoso jogador brasileiro.
Santoro comemora a premiação: “Tenho enorme respeito pelo festival de Havana, que é considerado o grande ponto de encontro do cinema feito na América Latina. Ser reconhecido por ele é extremamente motivador e uma grande honra para mim”, diz.
O filme, que em setembro participou do Festival de Toronto, no Canadá, mostra a ascensão e queda do jogador, que teve a carreira e a vida pessoal destruídas por conta de sua arrogância e de seu temperamento violento. Ele teve seu auge profissional nos anos 1940 e, ao final da década de 1950, passou seus últimos dias em um sanatório.
O sonho do atleta era levar o Brasil à vitória na Copa do Mundo, mas a guerra na Europa cancelou os torneios de 1942 e 1946. Com participação de Alinne Moraes e Angie Cepeda, o filme está previsto para estrear no país no primeiro semestre de 2012.
Fonte: Cinema UOL