O Festival de Nova York, que ocorre entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro, definiu o filme de abertura de sua edição 2020: Lovers Rock, dirigido por Steve McQueen (Hunger, 2008, 12 Anos de Escravidão, 2013). O romance traz a história de dois jovens (interpretados por Micheal Ward e Amarah-Jae St. Aubyn) que se conhecem numa festa de blues e iniciam um romance.
O filme faz parte de um ambicioso projeto de cinco longas-metragens dirigidos por McQueen, intitulado Antologia Small Axe. O NYFF também exibirá, ao longo da programação, o segundo e o terceiro filmes da saga: Mangrove, sobre os movimentos negros em Londres nos anos 1970, e Red, White and Blue, história de um jovem que integra a polícia para investigá-la por dentro, após ter o pai morto por um policial.
LEIA MAIS
Festival de Toronto 2020 divulga seleção incluindo o brasileiro Casa de Antiguidades
Festival de Veneza 2020 :: Confira os filmes selecionados. Doc sobre prisão de Caetano Veloso estará em mostra paralela
Steve McQueen transformou série em cinco filmes
“É uma grande honra mostrar três filmes meus no Festival de Cinema de Nova York. É particularmente importante para mim mostrar estas histórias neste momento específico, enquanto homem negro de ascendência indígena. Estou muito agradecido ao NYFF por sua generosidade e desejo a todos um festival seguro e saudável”, afirmou o cineasta.
O festival pretende manter exibições em formato presencial, porém preservando o distanciamento social recomendado pelas diretrizes de segurança. Em paralelo, serão organizadas exibições online e debates virtuais. A lista completa de filmes será anunciada nas próximas semanas.