Durante o painel intitulado Superhero Science, neste sábado, 10, no South by Southwest, conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece no Texas, Estados Unidos, Joe Robert Cole, que co-escreveu Pantera Negra com Ryan Coogler, disse que o comportamento do presidente norte-americano, Donald Trump, e movimentos como o #MeToo podem ter alterado, inclusive, o que os espectadores esperam de seus super-heróis.
Respondendo a uma pergunta sobre de que maneira os valores dessas figuras heroicas refletem ou moldam a cultura, Cole disse: “Pense em onde estamos agora, com esse presidente vago e ininteligente. Nosso mundo está surgindo nas bordas, exatamente por causa disso. Pense agora em Tony Stark, ele sendo violento, e tudo bem. Se ele fosse criado em um filme atual, me pergunto se a reação seria algo como, ‘Oh, é legal que ele é violento e desrespeitoso com as mulheres … Isso está bem.’ Acredito que agora estamos num lugar diferente, num lugar melhor”.
Nicole Perlman, co-roteirista do futuro Capitã Marvel e de Guardiões da Galáxia, também presente no evento, acrescentou que a preocupação cultural não é apenas norte-americana, mas global, inclusive motivada por questões financeiras: “Numa das franquias em que trabalhei – e Joe, você saberá qual é – há países que você não pode retratar como bandidos, porque (na realidade) eles compram muitos bilhetes de cinema”, disse ela.
(Fonte: Redação PdC)