Russian Film Festival 2022 :: Evento acontece presencialmente em São Paulo

Publicado por
Marcelo Müller

Pessoal que mora na cidade de São Paulo e nas localidades vizinhas: vai começar a 3ª edição do Russian Film Festival, a primeira presencial no Brasil. Os longas-metragens selecionados serão exibidos de 23 a 26 de julho no Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2423). Ao todo foram programados quatro filmes: três deles dirigidos por mulheres e um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, cujo 90º aniversário será celebrado neste ano. A terceira edição do Russian Film Festival é organizada pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou. De acordo com a organização do evento, nas duas edições anteriores (que aconteceram exclusivamente online), os filmes dirigidos por mulheres foram os campeões de audiência, o que, ainda segundo os realizadores, reflete a importância do tema da liderança feminina na América Latina. Por isso o RFF 2022 presencial terá esse recorte com longas majoritariamente dirigidos por mulheres.

LEIA MAIS
Cobertura :: 3º Russian Film Festival (2022)

As sessões serão gratuitas. Para conferi-las, basta pegar os ingressos na bilheteria do cinema. Abaixo você confere a programação completa que será projetada nas telonas do Petra Belas Artes. Um programa imperdível, não?

Quinta-feira, 23 de junho
19h – Andrei Tarkovsky. O Cinema como Oração
Sexta-feira, 24 de junho
19h – Um Fôlego
Sábado, 25 de junho
19h – A Primeira Neve
Domingo, 26 de junho
19h – Quero Casar  

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.