20220614 russian film festival papo de cinema

A terceira edição do Russian Film Festival já tem data para acontecer: de 23 a 26 de julho, na cidade de São Paulo, mais precisamente no cinema Petra Belas Artes. Depois das duas primeiras edições completamente online – reflexo dos protocolos que precisavam ser respeitados em função da pandemia da Covid-19 –, será a primeira vez que o evento acontecerá presencialmente no nossos país. Ao todo foram programados quatro filmes: três deles dirigidos por mulheres e um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, cujo 90º aniversário será celebrado neste ano. De acordo com os organizadores do evento, os números da edição online de 2021 mostram que os exemplares mais assistidos foram os dirigidos por mulheres: “na América Latina, o tema da liderança feminina é muito relevante: há alguns anos, a região é famosa pelo maior número das mulheres na política; e as mulheres também são bastante ativas em outras áreas de atividades sociais e culturais”, conforme consta no release de divulgação.

LEIA MAIS
Cobertura :: 1º Russian Film Festival (2020)
Cobertura :: 2º Russian Film Festival (2021)

Os filmes exibidos serão: Um Fôlego (2020), drama esportivo baseado na história de vida da “rainha do mergulho livre” Natália Moltchanova; Quero Casar (2022), sobre uma executiva que vê a sua vida mudar após um encontro casual; A Primeira Neve (2021), tragicomédia sobre uma relação complicada entre mãe e filha; e Andrei Tarkovsky: O Cinema como Oração (2019), dirigido pelo filho do aclamado cineasta, traça um panorama artístico e afetivo sobre um dos maiores realizadores da história do cinema. O 3º Russian Film Festival é organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou. O Papo de Cinema cobrirá o evento, portanto, fique ligado por aqui para conferir tudo sobre essa oportunidade de ouro para conferir pérolas do cinema da Rússia. Preparados?

20220614 festival cinema russo 2022 papo de cinema

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *