Russian Film Festival 2022 :: Fim da edição presencial e começo da versão on-line

Publicado por
Marcelo Müller

A terceira edição do Russian Film Festival foi dividida em duas. Na primeira delas, que aconteceu entre 23 a 26 de julho na cidade de São Paulo, tivemos a exibição de quatro longas-metragens – três dirigidos por mulheres e um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky. Aliás, foi a primeira vez em que o RFF aconteceu presencialmente no Brasil, uma vez que desembarcou no país em 2020, em plena crise de saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19. Organizada pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou, a programação foi um sucesso e agora abre alas para a versão online, com a inclusão de filmes. A atividade on-line está programada para acontecer entre os dias 30 de junho a 21 de julho na plataforma de streaming Belas Artes à la Carte. Assim, o 3º Russian Film Festival contempla todo o território nacional, pavimentando seu caminho para se tornar uma porta de entrada fundamental do cinema russo na América Latina.

LEIA MAIS
Russian Film Festival 2022 :: Evento acontece presencialmente em São Paulo
Cobertura :: 3º Russian Film Festival (2022)
Russian Film Festival 2022 :: Evento terá filmes dirigidos por mulheres e doc sobre Andrei Tarkovsky

Nas duas primeiras edições do Russian Film Festival (2020 e 2021), o evento alcançou quase 40 mil espectadores. Neste ano, a programação inteiramente gratuita inclui oito filmes, de gêneros e abordagens distintos que darão uma perspectiva mais ampla sobre o audiovisual russo para o espectador brasileiro. Para assistir aos filmes basta acessar a plataforma do Belas Artes à la Carte e utilizar o código promocional RFFMES. E aí, vamos dar uma volta ao mundo com o 3º Russian Film Festival?

Cena de “The Ice Demon”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.