Russian Film Festival 2022 :: Versão on-line entra na última semana em cartaz

Publicado por
Marcelo Müller

Você está conferindo o 3º Russian Film Festival? Se não, ainda há tempo para aproveitar os exemplares dessa seleção com o melhor o cinema russo dos últimos anos. Organizada pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou, a programação foi um sucesso no modo presencial (que aconteceu em São Paulo, de 23 a 26 de junho) e está on-line desde o dia 30/06.  Os exemplares selecionados estarão disponíveis até 21 de julho na plataforma de streaming Belas Artes à La Carte. Mas, você deve estar se perguntando: preciso ser assinante para conferir? A resposta é não. Para assistir às produções basta acessar a plataforma do Belas Artes à La Carte e, durante a efetivação de seu cadastro, utilizar o código promocional RFFMES, que dará a você um desconto de 100%. Moleza né? Ao todo, são sete longas-metragens, de gêneros e estilos diferentes, e os 11 episódios de uma série. O 3º Russian Film Festival traz como novidade a inclusão de uma série de TV que pode ser igualmente conferida na plataforma, com legendas em português. Não dá para perder.

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Um dos destaques do 3º Russian Film Festival é o documentário Andrei Tarkovsky. O Cinema como Oração,
reflexão profunda sobre a vida e a obra de Andrei Tarkovsky, um dos maiores artistas da história do cinema. “É uma bem estruturada arqueologia de sons, imagens e sentenças. Tudo é organizado de forma clara, mas sem banalizar os assuntos. Andrei Tarkovsky é visto divagando sobre a necessidade de uma espiritualidade para validar a arte, declarando o amor pela casa bucólica de campo, expressando melancolia e desânimo diante da incompreensão das autoridades cinematográficas soviéticas e ponderando sobre elementos pessoais de seu entendimento sócio-político. Enquanto isso, o filho utiliza a imagem não como um componente de simples ilustração, mas para tentar traduzir visualmente a natureza poética e transcendente do cinema que o pai defende no material de arquivo”, conforme consta na nossa crítica sobre o filme, cuja íntegra você confere clicando aqui.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.