20231211 ryan o neal papo de cinema 2

O ator norte-americano Ryan O’Neal morreu nesta sexta-feira, 08, aos 82 anos. A causa da morte não foi revelada, mas ele lutava contra uma leucemia crônica desde 2001. Verdadeiro astro do cinema hollywoodiano, especialmente nos anos 1970/80, ele treinava boxe amador antes de começar a sua carreira artística em meados dos anos 1960. A então nova atividade foi alavancada por um papel de destaque na novela da rede estadunidense de televisão ABC Peyton Place (1964-1969). Participou de diversos seriados televisivos antes de estourar no cinema como um dos protagonistas de Love Story: Uma História de Amor (1970), filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Sua colega de cena, intérprete do par romântico de seu personagem, Ali MacGraw, divulgou uma nota após a morte do amigo: “Trabalhar com Ryan, tantos anos atrás, foi uma das grandes experiências da minha carreira cinematográfica. E continuamos amigos para sempre. Ele era um ator habilidoso, charmoso e engraçado também. Sei que grande parte do meu sucesso se deveu à sua generosidade como meu colega de elenco. Foi devastador saber o quão doente Ryan estava há muitos anos, e não fiquei surpresa ao saber que ele havia falecido. Felizmente, ele estava cercado por seu filho Patrick e um pequeno grupo de amigos íntimos de longa data. Meu coração está com todos os seus quatro filhos e com as pessoas que mais o amavam.”

20200727 love story uma historia de amor papo de cinema 4
O’Neal e MacGraw em “Love Story”

LEIA MAIS
Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV brasileira, morre aos 94 anos
Matthew Perry, astro da série Friends, morre aos 54 anos
Richard Roundtree, intérprete de Shaft, morre aos 81 anos

O sucesso estrondoso de Love Story: Uma História de Amor abriu diversas portas a Ryan O’Neal. Ainda nos anos 1970 ele estrelou Essa Pequena é uma Parada (1972), Lua de Papel (1973) – filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a sua filha, a então pequena Tatum O’Neal -, e Barry Lyndon (1975), um dos filmes mais aclamados do cineasta Stanley Kubrick. Na primeira metade dos anos 1970, ele era o segundo astro mais rentável de Hollywood, ficando apenas atrás de Clint Eastwood. De 1982 a 1999, O’Neal teve um relacionamento com a atriz Farrah Fawcett. Após a separação eles continuaram amigos. Quando a saúde de Farrah se agravou devido à recidiva de um câncer reto-intestinal, ele permaneceu ao lado dela até seu falecimento em 2009. A carreira de O’Neal não teve nas décadas seguintes o mesmo brilho, mas ele continuou na ativa mesmo depois de ser diagnosticado com leucemia em 2001. Seu último trabalho no cinema aconteceu em Cavaleiro de Copas (2015) e sua última aparição na Tv aconteceu na série Bones (2005-2017).

barry lyndon papo de cinema 1
Em “Barry Lyndon”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *