Mantido com recursos da prefeitura, a P. F. Gastal é o primeiro cinema municipal de Porto Alegre, e ganhou seu nome em homenagem ao crítico Paulo Fontoura Gastal. A sala se tornou um tradicional espaço para a divulgação do cinema brasileiro, produções independentes, filmes clássicos, cinematografias emergentes e do cinema europeu e latino-americano.
Entre os destaques de programação de aniversário, estão filmes como Exilados do Vulcão (2013), premiado como Melhor Filme no Festival de Brasília 2013, em sessão comentada com a diretora Paula Gaitán; Já Visto Jamais Visto (2013), de Andrea Tonacci, com a presença da produtora e montadora Cristina Amaral; O Fantasma do Paraíso (1974), de Brian De Palma, entre outros.
A produção gaúcha também ganha destaque, com a sessão do 30º aniversário de lançamento do filme Verdes Anos (1984), de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, com presença da equipe; e a exibição de Errante: Um Filme de Encontros (2011), novo filme de Gustavo Spolidoro. A programação completa dos 15 anos da Sala P. F. Gastal pode ser vista no site http://salapfgastal.blogspot.com.br/.
Fonte: Sala P. F. Gastal.