20241202 sankofa papo de cinema 2

Sankofa (2020-), série brasileira que mapeia e documenta marcos históricos da identidade afro-brasileira, está com sua segunda temporada atualmente em filmagens. Com estreia prevista para 2025, a nova leva de episódios intitulada Sankofa: A África que Habita o Brasil está sendo formatada em estilo road movie (filmes de estrada), com o diretor Silvio Guindane percorrendo cerca de 20 mil quilômetros pelo Brasil a fim de registrar locais que guardam memórias da resistência afro-brasileira num território colonizado.

A segunda temporada de Sankofa está sendo capturada por fotografias da antropóloga e retratista Mariana Maiara, co-apresentadora e aluna da escola Januário Garcia (1943-2021), fotógrafo de experiências afrodescendentes nas dimensões social, política, cultural e econômica.

Sankofa
Sankofa

LEIA MAIS
Com Carinho Kitty :: 2ª temporada da série vem aí. Descubra novidades!
O Agente Noturno :: Teaser revela data de estreia da 2ª temporada
Black Mirror :: Divulgados o primeiro teaser e o elenco da 7ª temporada

SANKOFA: OS CENÁRIOS

Os destinos de Sankofa: A África que Habita o Brasil incluem o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o Quilombo do Malunguinho, em Pernambuco, a Praça da Liberdade, em São Paulo, e a Pedra do Sal, no Rio de Janeiro. Nesse cenários são registrados personagens, irmandades e festividades em Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Ceará e Maranhão.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Vale destacar que a primeira temporada de Sankofa, denominada Sankofa: A África que Te Habita, foi exibida em 2020 nos canais brasileiros Prime Box Brazil, TV Brasil e Futura, além da RTP em Portugal e África, além de na Netflix Brasil e Portugal.

“Minha experiência como ator sempre esteve ligada à ficção, onde personagens canalizavam as questões raciais de forma mais lúdica ou dramática. Com Sankofa, tenho a oportunidade de encarar esse tema de uma maneira muito mais visceral. A realidade, sem filtros ou encenações, nos convida a refletir sobre o quanto as histórias de resistência são urgentes e ainda precisam ser contadas, principalmente por quem as vive de fato”, observa Silvio Guindane.

Gostou do conteúdo sobre Sankofa: A África que Habita o Brasil? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *