Parte do festival será dedicada à carreira do revolucionário Christoph Schlingensief, diretor de mais de 30 filmes, curtas e longas-metragens, cujo trabalho foi homenageado postumamente com o Bambi Awards, uma das mais importantes premiações alemãs para televisão e mídia em geral, e foi destaque no MoMA, em Nova Iorque. O realizador, conhecido por combinar um senso de humor ultrajante e irreverente com um profundo conhecimento da história de sua nação, buscou incansavelmente tirar o país da complacência pós-guerra, através do cinema camp, absurdo e de horror. Durante o II Festival de Cinema Independente Alemão, serão apresentados seis longas-metragens dirigidos por Schlingensief, além de dois que tratam de seu trabalho com criação de óperas.
Além da obra de Christoph Schlingensief e dos títulos relacionados a seu trabalho, serão exibidas três coletâneas de curtas-metragens, somando 14 obras nesse formato e 4 longas-metragens, inéditos nos cinemas de Porto Alegre, incluindo dois belíssimos documentários sobre música: Hard Soil (2014), que versa sobre a música de raiz norte-americana e O Som da Pátria (2012), sobre a música folk alemã, exibido na Berlinale 2013.
O II Festival de Cinema Independente Alemão é uma realização do Goethe-Institut Porto Alegre e da Fantaspoa Produções. O Santander Cultural fica na Rua Sete de Setembro – Centro Histórico, Porto Alegre/RS.
(Fonte: Goethe-Institut Porto Alegre)