Saudades de ver um filme na tela grande, com boa qualidade de som, ao invés da televisão e do computador em casa? Agora existem maneiras um pouco mais seguras de resgatar esta experiência, mesmo em tempos de isolamento social – pelo menos, para os espectadores na Praia Grande, litoral de São Paulo, e em Brasília.
No caso de São Paulo, a abertura do Drive-in parte de uma iniciativa da rede Cinesystem e do Litoral Plaza Shopping, e o cinema já se encontra em funcionamento. A respeito das medidas de segurança, o diretor da Cinesystem, Ricardo Rossini, explica: “A orientação principal é que estejam juntas dentro do carro apenas quem já está em contato durante todo o período de distanciamento social e que residam na mesma casa”. No momento, os filmes selecionados são Nasce uma Estrela (2018), com Lady Gaga e Bradley Cooper, e Maria e João: O Conto das Bruxas (2020), uma releitura de terror do conto infantil. Os ingressos podem ser comprados pela Internet.
LEIA MAIS
Nos Estados Unidos, drive-ins garantem lançamento de filmes independentes
Opinião :: Drive-in: A nostalgia de um cinema possível em tempos de coronavírus
Apenas dois cinemas estão em funcionamento no Brasil
Em Brasília, o caso é diferente: o Cine Drive-in constitui um marco histórico da cidade, tendo inclusive se tornado tema do filme O Último Cine Drive-In (2015). Considerado de fato o último drive-in em atividade no país, ele se encontrava fechado durante a quarentena, até um decreto do governador permitir a sua reabertura.
Na programação se encontram o premiado drama de guerra 1917 (2019), dirigido por Sam Mendes, e Luta por Justiça (2019), drama que se encontrava em cartaz antes do fechamento dos cinemas. “Trata-se do símbolo de uma época esquecida, que teima em resistir para nos lembrar do que fomos”. Leia o texto de Francisco Russo sobre a importância dos drive-ins.