Na última terça-feira, 9, a Prefeitura de São Paulo lançou o “Programa de Atração de Filmagens à Cidade de São Paulo”. Adotando a prática do cash rebate (ou seja, reembolso de parte dos custos), a Prefeitura busca atrair longas-metragens, programas de televisão e peças publicitárias filmadas na cidade.
A iniciativa combina esforços da Secretaria Municipal de Cultura, da Spcine e da Secretaria Municipal de Turismo, por se tratar de um gesto de valorização cultural e turística. Grandes projetos internacionais, projetos brasileiros com potencial de internacionalização e campanhas publicitárias que investirem pelo menos R$ 2 milhões na cidade terão um reembolso de 20% a 30% do orçamento.
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O projeto abarca longas-metragens de ficção e animação, além de séries de ficção, animação e reality shows. Curiosamente, os documentários não são incluídos na proposta. Outras cláusulas dizem respeito à diversidade: as produções precisam incluir mulheres e pessoas negras em posições de comando na equipe, em respeito às políticas afirmativas da Spcine.
Além disso, o Programa de Atração inclui o compromisso com a sustentabilidade, neutralizando as emissões de carbono geradas pelas produções, e acrescenta uma cláusula de saúde relacionada a pandemias, para garantir aos produtores internacionais que os protocolos de segurança serão adotados durante as filmagens.
O projeto segue em consulta pública entre os dias 9 de junho e 24 de julho. Comentários e sugestões podem ser enviados à plataforma online da Spcine.
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