Categorias: BastidoresNotícias

São Paulo permite retomada de filmagens na cidade

Publicado por
Bruno Carmelo

A Prefeitura de São Paulo autorizou, através da São Paulo Film Commission e da Spcine, a retomada de filmagens de cinema, televisão, publicidade e semelhantes pela cidade. No entanto, as equipes precisam cumprir com normas de segurança estipuladas pelo Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual, o Protocolo Geral de Reabertura e o Protocolo de Filmagens e Gravações em Espaços Públicos.

Na prática, isso significa que as produtoras se tornam responsáveis pela higienização dos locais utilizados para a filmagem, incluindo uma diária de limpeza com empresas terceirizadas após a produção, e garantindo o isolamento em locais abertos. Veículos contendo acessórios e equipamentos também devem ser higienizados, além de manterem número reduzido de pessoas no interior.

LEIA MAIS
São Paulo pode antecipar abertura de cinemas para o fim de julho
São Paulo lança programa para atrair filmagens à cidade
44ª Mostra de São Paulo :: Festival abre inscrições para longas-metragens

 

Filmagens de Nada a Perder. Foto: Aline Arruda / Divulgação

 

Além disso, nenhum alimento poderá ser preparado no local do consumo: todas as refeições devem vir de fora, para consumo imediato, e utilizando apenas materiais descartáveis. Se necessário, as equipes deverão fazer escalas nas pausas para alimentação, de modo a reduzir aglomerações.

Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine, comenta: “O setor audiovisual é maduro e acredito que vai incorporar com eficácia estes novos hábitos, tanto por profissionais e artistas como pelas produtoras que coordenam as ações. É muito importante retomar as atividades sem ansiedade para que o setor adquira as novas práticas com propriedade”.

O documento permitindo a retomada das filmagens foi redigido em parceria com a Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais (APRO). Ele foi assinado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (SINDCINE).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)