De 19 de maio a 1° de junho, a Caixa Belas Artes (Rua da Consolação, 2423) irá promover a mostra audiovisual Derek Jarman: Cinema é Liberdade, em São Paulo. O cineasta Derek Jarman (1942 – 1994) foi um dos precursores do cinema independente inglês, abordando de maneira poética questões políticas e sociais de seu tempo. Na programação estão 26 videoclipes, produções experimentais, longas, médias e curtas-metragens. O valor do ingresso é de R$10,00 com direto a meia-entrada para estudantes e idosos.
Para iniciar a mostra no dia 19 de maio, às 16h, será exibido o filme War Requiem (1989). A trama sem diálogo segue a música e a letra de Benjamin Britten, com poemas da Primeira Guerra Mundial de Wilfred Owen refletindo sobre os horrores da época. A história também inclui imagens reais de guerras contemporâneas, como a Segunda Guerra Mundial, Vietnam, Angola, entre outras.
Um dos pontos altos da homenagem ao artista será nos dias 21 e 29 de maio, em que acontecerão debates com a professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP Cecília Mello, e o professor e artista visual Luiz Andreghetto. E no dia 28 de maio, Aaron Cutler e Pedro Tinen irão debater sobre a obra do homenageado. Todas as palestras serão às 18h30.
Para mais informações e a programação completa, acesse o site oficial da mostra dedicada ao cineasta.
(Fonte: Filme B)