O projeto pretende instaurar um território de intensificação e propagação do pensamento, para além das instituições acadêmicas e formalidades estabelecidas. Dos filósofo Nietzsche a Deleuze, serão apresentados conceitos, como acontecimento, devir e intempestivo, e suas expressões vitais em grandes obras do cinema de Visconti (foto ao lado), Herzog, Ettore Scola, entre outros, aliando-os a trechos de filmes, pinturas e músicas.
Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira iniciaram seus estudos fazendo graduação em cinema e realizando experimentações cinematográficas, como documentários e curta-metragens. Em seguida, ingressaram na graduação em Filosofia, emendando mestrado e doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em cotutela com a Université de Toulouse (França). Trabalharam por dois anos como pesquisadores no projeto vinculado à Reitoria da UERJ denominado PROGRIDE -Programa de Inovação e Desenvolvimento Educacional, onde entraram em contato com experiências inéditas na educação e na área cultural do Brasil. Em sua temporada na Europa, estudaram história da arte em Paris e percorreram os principais museus do continente.
O espaço cultural além de oferecer o minicurso, agora está com uma promoção. As duas respostas mais criativas depositadas na urna localizada no foyer do cinema, ganham uma bolsa completa para o workshop. Para mais informações, acesse o site oficial da Reserva Cultural.
(Fonte: Reserva Cultural)