Categorias: LançamentosNotícias

Sapato 36 :: Documentário sobre futebol de várzea ganha data de estreia

Publicado por
Marcelo Müller

Selecionado para exibições na Semana de Cine Latinoamericano e no Festival de Inverno de Garanhuns, o longa-metragem documental Sapato 36 (2021) já tem data para chegar ao circuito cinematográfico brasileiro: 04 de agosto. Dirigido por Petrônio Lorena – o mesmo de O Gigantesco Imã (2015) e O Silêncio da Noite (2018) –, o documentário revela o futebol de várzea de Santo Amaro, tradicional bairro recifense, um universo repleto de personagens. Em meio a histórias de anônimos e desejos de chegar ao âmbito profissional do futebol, Santo Amaro já viu nascer verdadeiros heróis locais, como Ricardo Rocha, tetracampeão mundial com a Seleção brasileira em 1994, e Mauro Shampoo, considerado um lendário jogador do Íbis, agremiação mais conhecida como o pior time do mundo. Sapato 36 é uma realização da Nosotros Y Los Demás Produções, com incentivo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) / Ancine; do Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco; e do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife.

LEIA MAIS
Aos Nossos Filhos :: Filme com Marieta Severo ganha data de estreia e trailer. Confira!
Verminosos por Futebol promove pré-estreia gratuita de novo filme em Fortaleza
Gonzo Girl :: Patricia Arquette fará a sua estreia na direção de longas

Antes de chegar aos cinemas, Sapato 36 passou com êxito por alguns festivais. Foi premiado como Melhor Som (Guga S. Rocha) no Festival de Cinema de Soledade (PB), Melhor Filme de Longa Metragem Documentário na Mostra Arretada Seridó Cine (RN), Melhor Documentário e Melhor Cinematografia no Emerald Peacock Internacional Festival (São Petersburgo/Rússia), Melhor Documentário no Paradise Film Festival (Budapeste/Hungria), Melhor Filme Esportivo no Fox International Film Festival (Roma/Itália) e Melhor Documentário no 195 Countries International Film Festival (Patna/Índia). Com roteiro assinado por Petrônio Lorena e Ricardo Brandão, o filme será distribuído pela Nosostros Y Los Demás Produções em parceria com a Cavídeo. Então, no dia 04 de agosto chega às telonas esse filme sobre a várzea da nossa pátria de chuteiras.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.