Até para os menos interessados no esporte mais popular do mundo é difícil desassociar música e futebol. Ao redor do mundo, apenas para citar alguns exemplos, a canção “Three Lions“, da banda The Lightning Seeds, embala os fãs da seleção inglesa, a faixa “La Mano de Dios“, do cantor Rodrigo, mobiliza os torcedores argentinos, e “Voa Canarinho“, samba idealizado pelo ex-jogador Júnior, claro, é um clássico em época de Copa do Mundo no Brasil. Essa relação entre chuteiras e caixas de som não seria diferente em Sapato 36 (2022), documentário sobre os bastidores da várzea que estreia nesta quinta-feira, 04, no circuito nacional. Comandado por Petrônio Lorena, o mesmo de O Gigantesco Imã (2015) e O Silêncio da Noite (2018), o projeto possui diferentes faixas que compõem o enredo. Siga o fio e saiba mais!
LEIA MAIS
Andor :: Nova série do universo Star Wars ganha novo trailer e tem estreia adiada. Confira!
O Palestrante :: Comédia que estreia nesta quinta ganha cartaz oficial
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 destaca filmes vencedores do Prêmio David di Donatello
Segundo o próprio cineasta, “a trilha foi pensada para utilizar batidas populares identificadas com o futebol. Na época em que filmei e editei, o campo do 11 era e, ainda deve ser, tomado pelo som do passinho”. Além da famosa coreografia funkeira, Petrônio ressalta o arranjo elaborado por Guga S. Rocha, que compôs o tema “Final de Jogo”. “O trabalho do Guga possui clima eletrônico, no entanto com melodia mais rica do que o habitual, inserção de cuíca e uma flauta doce invertida. Mesmo buscando uma sonoridade popular, as experiências musicais estão sempre presentes”. Outros títulos presentes são “Passa a Bola“, em clima de rock balançado, “Sonho de Shampoo“, um fado, e o samba “Clássico de Domingo”, todos projetados por Lorena e Rocha, o último com apoio de Caio Araújo e Rama Om. Aliás, o nome do filme pega emprestado o título de uma canção homônima de Raul Seixas, mas com uma conotação similar. Segundo Petrônio, “para entender, só assistindo”.
A trama de Sapato 36 (2022) revela o futebol de várzea de Santo Amaro, tradicional bairro recifense, um universo repleto de personagens. Com roteiro assinado por Petrônio e Ricardo Brandão, a produção é distribuída pela Nosostros Y Los Demás Produções em parceria com a Cavídeo, com incentivo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) / Ancine; do Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco; e do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife.
Vale lembrar que a empreitada conta com as participações de Ricardo Rocha, tetracampeão mundial com a Seleção brasileira em 1994, e Mauro Shampoo, considerado um lendário jogador do Íbis, agremiação conhecida como o “pior time do mundo”. Aos interessados em assistir ao filme na telona, fiquem com a lista de salas que farão a estreia: