20211208 selvagem papo de cinema 800

A última semana trouxe aos cinemas brasileiros a estreia de Selvagem (2019), longa-metragem vencedor do Festival Guarnicê e do prêmio do público no Festival Latino-Americano de São Paulo. O drama dirigido por Diego da Costa, que aborda a luta estudantil para garantir a qualidade do ensino, adotou uma estratégia ousada para chegar ao maior público possível: em primeiro lugar, a redução do preço do ingresso. Em sua semana em cartaz, a sessão custará apenas R$ 10,00 em todas as localidades.
Além disso, o circuito se expande: além das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, a produção estará presente em Salvador a partir de 9 de dezembro. Os autores trabalham com a perspectiva de aumentar progressivamente o número de cidades, semana após semana. Para instituições de ensino, cineclubes e centros culturais, os autores promovem exibições gratuitas, seguidas de debate com o cineasta e o produtor Wellington Darwin.
LEIA MAIS
Podcast 2021 #50 :: Selvagem
Selvagem :: Filme chega aos cinemas discutindo resistência estudantil e luta social
Crítica :: Selvagem

20211202 selvagem papo de cinema 2

Selvagem gira em torno de dois alunos secundaristas da rede pública brasileira, pouco envolvidos em política a princípio: Ciro (Kelson Succi), que jamais considerou a participação em movimentos, e a estudiosa Sofia (Fran Santos), mais preocupada em garantir uma boa nota no ENEM e entrar numa universidade. No entanto, quando uma série de protestos provoca o fechamento das escolas para impedir o desmonte da educação, os dois percebem o valor da iniciativa e ingressam na luta. Lucélia Santos e Rincón Sapiência completam o elenco.
Segundo a crítica do Papo de Cinema, “Em meio ao percurso de conscientização de Ciro e Sofia, temos discussões sobre a predisposição dos homens a reivindicar o protagonismo; a urgência da participação popular nas transformações sociais; as estruturas hegemônicas que muitas vezes turvam a visão dos oprimidos; e a deturpação da imprensa”. Leia na íntegra ao texto de Marcelo Müller.
Confira o podcast Papo de Cinema sobre o filme, com participação do diretor Diego da Costa:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *