20211210 selvagem papo de cinema 800

Selvagem (2021) toca num ponto muito importante da nossa história recente ao mostrar a ocupação de estudantes numa escola secundária de São Paulo. Sim, pois a inspiração foi o movimento que aconteceu em 2015 (primeiro em SP, depois no Brasil inteiro) de jovens ocupando as escolas para impedir uma reorganização arbitrária do ensino público. E na sua segunda semana em cartaz, o filme amplia o compromisso com o público ao garantir que todas as sessões custem, no máximo, R$ 10. Conforme disse para a gente durante o podcast especial sobre Selvagem (que você pode ouvir no fim desta matéria), o cineasta Diego da Costa e os produtores do longa-metragem estão empenhado em provocar discussões em torno das temáticas e de como o filme as desenvolve. Por isso a acessibilidade financeira às sessões é uma estratégia fundamental. O cineasta está acompanhando pessoalmente algumas delas e provocando os debates com jovens depois das projeções.

LEIA MAIS
Selvagem amplia circuito na segunda semana e traz ingresso promocional
Podcast 2021 #50 :: Selvagem
Selvagem :: Filme chega aos cinemas discutindo resistência estudantil e luta social

A ideia da equipe é aumentar progressivamente o número de salas e abranger também locais que não necessariamente são salas comerciais, levando o filme a instituições de ensino, cineclubes e centros culturais. Os protagonistas de Selvagem são Ciro (Kelson Succi) e Sofia (Fran Santos), não necessariamente os mais politizados entre os jovens que recebem a notícia de que talvez sua escola fechará dentro da remodelação. Aos poucos eles são convidados por colegas e professores a tomar parte da luta. O elenco mescla jovens atores/atrizes e intérpretes consagrados, tais como a vencedora do prêmio Shell, Vilma Melo; a diretora e co-fundadora da Cia de teatro Os Crespos, Lucélia Sérgio Conceição; o diretor, músico e dramaturgo Dagoberto Feliz; a consagrada Lucélia Santos; e o rapper Rincon Sapiência. Confira abaixo onde você pode conferir o filme nesta segunda semana em cartaz.
Circuito de exibição de 09/12 a 15/12
Preço Único R$10,00

SÃO PAULO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA FREI CANECA
14:10  19:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA ANEXO AUGUSTA
16:20
BRASÍLIA
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA BRASÍLIA
15:50
RIO DE JANEIRO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA BOTAFOGO
19:20
SALVADOR
CINE METHA GLAUBER ROCHA
18:00
PORTO ALEGRE
ESPAÇO DE CINEMA BOURBON COUNTRY
16:00
BELO HORIZONTE
UNA CINE BELAS ARTES
16:00

Sessões Especiais
SÃO PAULO
SPCINE PAULO EMÍLIO
16:30
SOMENTE DIAS: 9 e 10 de dezembro
MANAUS – CASARÃO DAS IDEIAS
Sessão única 11/Dezembro
BRAGANÇA PAULISTA
Na Garaginha do Edith
19:30
Sessão única 10/Dezembro

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *