Categorias: LançamentosNotícias

Selvagem :: Filme chega aos cinemas discutindo resistência estudantil e luta social

Publicado por
Marcelo Müller

Depois de percorrer diversos festivais nacionais e internacionais, Selvagem (2021) está chegando nesta quinta-feira, 02, aos cinemas do Brasil – o circuito completo você confere no fim desta matéria. Ao todo, o longa que esteve entre os concorrentes à vaga brasileira no Oscar 2022 recebeu 32 prêmios (sendo oito de Melhor Filme). Sua trama é inspirada nas ocupações estudantis que aconteceram em 2015, quando uma iminente reforma educacional pretendia enxugar o número de escolas, realocar estudantes e demitir professores, ou seja, tornando o sistema público ainda mais precário. O elenco mescla jovens atores/atrizes e intérpretes consagrados, tais como a vencedora do prêmio Shell, Vilma Melo; a diretora e co-fundadora da Cia de teatro Os Crespos, Lucélia Sérgio Conceição; o diretor, músico e dramaturgo Dagoberto Feliz; a consagrada Lucélia Santos; e o rapper Rincon Sapiência.

LEIA MAIS
O Novelo :: Entrevista com Nando Cunha (Exclusivo)
A Sogra Perfeita :: Entrevista com Cacau Protásio (Exclusivo)
Curral :: Entrevista com Thomás Aquino (Exclusivo)

O título do filme dirigido por Diego da Costa é uma homenagem ao ativista, político e escritor Carlos Marighella. Ele dizia que os jovens eram selvagens, seus grandes aliados e camaradas. E o título também faz alusão ao conceito de Greve Selvagem, um tipo de manifestação iniciada sem a participação de uma organização e/ou de um órgão representativo de determinada classe. Lembrando que as ocupações de 2015 foram selvagens nesse sentido. “Após uma série de pré-estreias seguidas de debates, compreendemos que Selvagem possui um lugar único na cinematografia brasileira, onde sua relação com o tempo presente é muito forte e pulsante, no sentido de ser um filme de ficção inspirado em fatos, mas sem o distanciamento histórico habitual, como observamos em outros filmes do gênero, vide Marighella, Guerra de Canudos ou Carandiru“, afirma o produtor Well Darwin.

SAIBA ONDE ASSISTIR

 

SÃO PAULO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA  FREI CANECA
13:20 15:10 19:30
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA
13:40
SPCINE CIDADE TIRADENTES
19h
SPCINE PAULO EMÍLIO (CCSP -Vergueiro)
16h30      DIAS: 3, 5 e 8 de dezembro
19h30      DIAS: 2, 4 e 7 de dezembro
SPCINE BIBLIOTECA ROBERTO SANTOS
19h

RIO DE JANEIRO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA BOTAFOGO
19:30

BRASILIA
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA BRASÍLIA
19:40

BELO HORIZONTE
UNA CINE BELAS ARTES
14:00

PORTO ALEGRE
ESPAÇO DE CINEMA BOURBON COUNTRY
14:00   19:10
CINEMATECA PAULO AMORIM
16h30

Estreia 03/12
MANAUS
CASARÃO DAS IDEIAS
17h30

Já está confirmado que em sua segunda semana em cartaz, ou seja, a partir de 09 de dezembro, ele também chegar a Salvador-BA (Cine Metha Glauber Rocha) e Maceió-AL (Cine Pajuçara). Já a estreia em Belém-PA (Cine Líbero) está confirmada para janeiro. Confira o trailer de Selvagem.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.