20211204 selvagem papo de cinema 800

Sabemos que não é fácil vencer certas barreiras do circuito exibidor, sobretudo para os filmes independentes. Até por isso é louvável a façanha de Selvagem (2021), produção brasileira que está indo para a sua terceira semana em cartaz, mantendo-se nas salas das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Com uma distribuição feita na raça – para saber mais sobre ela, indicamos a leitura da entrevista com o produtor de elenco Igor Veloso, relacionada abaixo –, o longa-metragem que aborda uma ocupação secundarista que visa barrar medidas de precarização do ensino público tem previsão de chegar a outras capitais ainda nos meses de dezembro e janeiro de 2022. Especialmente pensando no período de férias e depois no de volta às aulas, a produção ficará disponível para que escolas peçam sessões nos Espaços Itaú de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, no Cine Belas Artes de Belo Horizonte, no Cine Metha Glauber Rocha em Salvador e no Cine Bourbon Country em Porto Alegre.

LEIA MAIS
Selvagem :: “Vamos continuar fazendo arte, independentemente desse governo querer ou não”;, diz Igor Veloso
Selvagem :: Confira onde assistir ao filme protagonizado por jovens em luta
Selvagem amplia circuito na segunda semana e traz ingresso promocional

Inspirado nas ocupações escolares de 2015, momento importante da história recente do Brasil, Selvagem tem como protagonistas dois estudantes que não sabem ao certo se desejam fazer parte desse movimento de resistência. Ciro (Kelson Succi) jamais considerou a participação nessa ação e Sofia (Fran Santos) parece bem mais preocupada em garantir uma boa nota no ENEM e entrar numa universidade. Aos poucos, os dois são conscientizados da necessidade de marcar posição contra um sistema excludente e capaz de aumentar ainda mais os abismos sociais entre as classes mais e menos favorecidas economicamente. Para saber um pouco mais sobre Selvagem, sugerimos curtir o nosso podcast especial (listado logo abaixo) que contou com a participação do diretor Diego da Costa.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *