O clássico O Franco Atirador (1978), de Michael Cimino, será exibido neste sábado (27 de junho), às 18h, na Sala P. F. Gastal, localizada na Usina do Gasômetro (3º andar), em Porto Alegre. Com entrada franca, a exibição faz parte do projeto Sessão Aurora, que apresenta este ano o ciclo Histórias do Cinema Americano. Após o filme, acontecerá um debate com os editores do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema editado em Porto Alegre.
Na trama, três jovens metalúrgicos de origem russa da cidadezinha de Clairton, na Pensilvânia, resolvem se alistar no exército para lutar na Guerra do Vietnã. Antes de partir, a comunidade local promove uma grande festa de despedida por ocasião do casamento de um deles. À frente do elenco estão Robert De Niro, Christopher Walken e Meryl Streep, em sua primeira indicação ao Oscar.
É o segundo longa-metragem do diretor Michael Cimino. Antes, ele havia trabalhado ao lado de John Milius no roteiro de Magnum 44 (1972), o segundo filme da série de Dirty Harry, protagonizada por Clint Eastwood. O ator também estava presente na ótima estreia de Cimino na direção, O Último Golpe (1974). Mas foi com o drama sobre como a guerra afetou a vida de um grupo de amigos em seu segundo filme que Cimino transformou-se em um dos principais nomes do cinema americano. O Franco Atirador ganhou cinco prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme, Direção e Ator Coadjuvante (Walken)..
(Sala P.F. Gastal)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário