20150909 o tenente sedutor e1441835298421

_o tenente sedutorNo próximo sábado (12/9), a Sessão Aurora irá exibir o musical O Tenente Sedutor (1931), uma das obras-primas que Ernst Lubitsch realizou no início da década de 1930. O filme será exibido às 18h30 na Sala P.F. Gastal, 3° andar da Usina do Gasômetro, na Av. Pres. João Goulart, 551, em Porto Alegre. A entrada será gratuita, e após a exibição acontece debate com editores do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema.

A sessão faz parte do ciclo Histórias do Cinema Americano, que a Sessão Aurora promove ao longo de 2015. O longa-metragem conta a história de um triângulo amoroso entre uma violinista, um tenente e uma princesa. Com a ajuda da amante do marido, a nobre descobre algumas malícias sobre a arte da sedução. O filme escancara a extrema liberdade sexual que irá progressivamente se instaurar nas personagens de Lubitsch, sempre loucas para transar, e o deboche em relação à aristocracia européia, a principal vítima do humor ácido do diretor.

O Tenente Sedutor foi realizado antes da aplicação do Código Hays, que regulamentou, e censurou, o cinema hollywoodiano a partir de 1934 com uma série de leis moralistas. Toda a parte dedicada à sexualidade do código teve o cinema de Lubitsch como a principal referência a ser combatida. O filme também marca em definitivo o estilo que ficaria conhecido como o Toque Lubitsch, caracterizado pela construção de cenas calcadas na medida perfeita entre o que deveria ser mostrado e o que poderia ser sugerido através da imagem.

(Fonte: Sala P.F. Gastal)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *