Categorias: Notícias

Sessão Aurora exibe Crônica de Um Industrial em Porto Alegre

Publicado por

cronicadeumindustrial 2013 papo de cinemaA sessão Aurora apresenta amanhã, às 18h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3° andar), o longa-metragem Crônica de um Industrial (1978), sexto filme do diretor brasileiro Luiz Rosemberg Filho. Rosemberg é autor de obras emblemáticas do Cinema Marginal, como Jardim de Espumas (1971) e Assuntina das Amérikas (1976). Na ocasião será exibido também o curta O Discurso das Imagens (2010), do mesmo diretor. Após a sessão haverá um debate com os editores da revista Aurora. A entrada é franca.

Crônica de um Industrial conta a história de Gimenez, um empresário de sucesso que vive no país imaginário de São Vicente. Na juventude, ele foi militante de esquerda. No entanto, sua trajetória acabou por torná-lo individualista, preocupado somente com os próprios negócios. Em um momento de crise, Gimenez tece reflexões sobre a burguesia e sua própria vida.

O longa foi selecionado para representar o Brasil no Festival de Cannes de 1978, mas a censura militar impediu sua exibição dentro e fora do país. O filme surgiu em um contexto industrial complicadíssimo, na época das grandes greves sindicais paulistas. Rosemberg construiu uma obra que soube aliar sintaxe e criatividade estética com meditações sobre o social e o histórico, utilizando todos esses elementos para chegar a um máximo clímax político.

Fonte: Sala P. F. Gastal

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)