20250212 quatro vidas de um cachorro papo de cinema 800

A Sessão da Tarde desta quarta-feira, 12, reserva espaço para filme que levou diversos espectadores às lágrimas. Lançado em 2017, Quatro Vidas de um Cachorro foi sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 205 milhões ao redor do globo, sob orçamento de US$ 22 milhões. Mas você sabia que a obra enfrentou polêmicas envolvendo maus-tratos antes de chegar aos cinemas? Siga o fio e saiba mais!

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

SESSÃO DA TARDE (12/02/2025): QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO (2017)

Na trama do longa, baseado em livro de W. Bruce Cameron, de 2010, um cachorro morre e reencarna várias vezes na Terra. Embora encontre novas pessoas e viva muitas aventuras, ele mantém o sonho de reencontrar Ethan, o seu primeiro dono, que sempre foi seu maior amigo. Dennis Quaid, Britt Robertson, Josh Gad, Logan Miller e K.J. Apa estão no elenco.

QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO (2017): POLÊMICAS

Em janeiro de 2017, quando Quatro Vidas de um Cachorro chegou aos cinemas, logo se viu no centro de uma grande controvérsia após a divulgação de um vídeo (final da matéria) pelo site TMZ. Nas imagens, um pastor-alemão aparenta ser forçado a entrar em uma piscina com águas turbulentas durante as filmagens, gerando acusações de maus-tratos aos animais no set. A repercussão foi imediata, levando a organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) a convocar um boicote ao filme.

Sessão da Tarde (02/12/2025): Quatro Vidas de um Cachorro (2017)
Sessão da Tarde (12/02/2025): Quatro Vidas de um Cachorro (2017)

Em resposta, a Amblin Entertainment e a Universal Pictures, responsáveis pela produção e distribuição do longa, emitiram um comunicado afirmando que seguiriam “protocolos rigorosos para garantir um ambiente seguro e ético para os animais envolvidos”. Eles também anunciaram uma investigação para apurar o incidente. Em eventos de promocionais, posteriormente, o diretor Lasse Hallström declarou ter ficado “profundamente perturbado” com o vídeo e afirmou não ter testemunhado tais ações durante as filmagens.

Sessão da Tarde (02/12/2025): Quatro Vidas de um Cachorro (2017)
Sessão da Tarde (12/02/2025): Quatro Vidas de um Cachorro (2017)

Em fevereiro do mesmo ano, uma investigação, conduzida pela American Humane Association, concluiu que o vídeo havia sido editado de forma a descontextualizar os eventos no set. A organização afirmou que “nenhuma crueldade intencional foi cometida contra os animais durante as filmagens e que medidas de segurança adequadas foram implementadas”. Sites como o TheWrap questionaram a motivação por trás do vazamento do vídeo, que ocorreu 15 meses após sua gravação, justamente às vésperas da estreia do filme.

LEIA MAIS
Anora :: Temos um novo favorito ao Oscar 2025?
– Oscar 2025 :: Saiba como funciona a votação. Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres têm chances?
Oscar :: Quantas vezes o Brasil já foi indicado? E por que Ainda Estou Aqui é nossa maior chance?

Apesar das conclusões da investigação, organizações de direitos dos animais, como a PETA, mantiveram críticas ao tratamento do cão durante as filmagens. O PETA argumentou que, independentemente da edição do vídeo, o animal “mostrou, claramente, relutância em realizar a cena aquática”. Confira o vídeo abaixo:

Gostou do conteúdo sobre a Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *