Um campeão nacional de bilheteria brilhará na Sessão da Tarde desta sexta-feira, 14. Trata-se de Paulo Gustavo, protagonista da comédia Minha Mãe é uma Peça: O Filme. Lançado em 2013, o longa, baseado em peça teatral homônima do próprio Paulo, levou mais de 4,6 milhões de espectadores as cinemas.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Na popular trama cômica, o artista encarna Dona Hermínia, uma versão exagerada de sua mãe, Déa Lúcia, em papel de humor espontâneo que parece ser fruto de criações momentâneas. No entanto, você sabia que, ao contrário do que muitos pensam, o ator revelou que seu processo era meticuloso, com cada piada cuidadosamente pensada e lapidada? Siga o fio e saiba mais!
Na trama da Sessão da Tarde de hoje, Dona Hermínia (Gustavo) é uma mulher de meia-idade, divorciada e superprotetora, que não desgruda dos filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo). Após descobrir que eles a consideram uma mãe controladora e chata, Hermínia decide sair de casa sem avisar ninguém. Enquanto visita a tia, relembra momentos hilários e caóticos de sua vida como mãe, revelando com humor e emoção as alegrias e desafios da maternidade.
Paulo Gustavo, conhecido por sua versatilidade e talento cômico, frequentemente incorporava elementos de improvisação em suas performances. No entanto, ao contrário do que muitos poderiam supor, ele não era adepto de improvisações extensivas durante as filmagens de Minha Mãe é uma Peça: O Filme (2013), filme da Sessão da Tarde de hoje. Em entrevista ao G1, em 2020, ele afirmou: “as pessoas muitas vezes falam ‘ah, o Paulo Gustavo improvisa muito’. Eu tenho horror de improvisar. Horror”.
Ele explicou que seu processo criativo envolvia um trabalho exaustivo no texto, garantindo que cada piada e situação fossem planejadas para alcançar o efeito cômico desejado. Embora permitisse a inserção de “cacos” – pequenas intervenções espontâneas – durante as sequências, uma vez que esses elementos se mostravam eficazes, eles eram incorporados de forma definitiva ao roteiro. “Claro que eu solto um ‘caco’ ou outro ali e também é uma certa maneira de improvisar. Mas depois que eu solto o ‘caco’ e eu gosto, eu mantenho ele fixo. Então, tudo meu é muito pensadinho”, complementou o ator na mesma entrevista.
LEIA MAIS
– Anora :: Temos um novo favorito ao Oscar 2025?
– Oscar 2025 :: Saiba como funciona a votação. Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres têm chances?
– Oscar :: Quantas vezes o Brasil já foi indicado? E por que Ainda Estou Aqui é nossa maior chance?
Gostou do conteúdo sobre a Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!