A releitura de um conto clássico invadirá a Sessão da Tarde desta terça-feira, 22. Trata-se de Cinderela, filme lançado em 2021 com Camila Cabello, Nicholas Galitzine, Idina Menzel, James Corden e Pierce Brosnan no elenco. Mas um artista, em especial, gerou debates ao ser escalado. Trata-se de Billy Porter, estrela de Pose (2018). Mas por qual motivo? Siga o fio e relembre!
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)
Na Sessão da Tarde, Cinderela é uma moça determinada que embarca em uma aventura musical para alcançar seus sonhos. Mas ela não está sozinha nessa empreitada. A garota conta com a ajuda de seu Fado Madrinho e ratinhos.
Acontece que Billy Porter foi escolhido para interpretar a Fada Madrinha, o que gerou debates e controvérsias, especialmente entre grupos conservadores. Porter, um homem negro e gay, deu vida a uma versão agênero da personagem, chamada Fab G, desafiando as representações tradicionais dos contos de fadas.
Em entrevista à Sky News, em 2020, Porter explicou sua abordagem: “estamos apresentando esse personagem como sem gênero, pelo menos é assim que estou interpretando. E isso é realmente poderoso. Esta é uma fábula clássica para uma nova geração. Acho que a nova geração está realmente pronta. As crianças estão prontas. São os adultos que estão atrasando as coisas”. Já a diretora Kay Cannon, ao Business Insider, em 2021, afirmou que escreveu o papel de Fab G especificamente para Porter, buscando oferecer uma releitura moderna e inclusiva do clássico. Ela afirmou que “a magia não tem gênero” e que queria mostrar isso de uma maneira diferente, destacando que Porter é incrível e que o resultado ficou ótimo.
LEIA MAIS
– Dá o Papo :: Nós explicamos o contexto do drama Sempre Garotas
– Sneaks: De Pisante Novo :: Animação dublada por Rayssa Leal chega aos cinemas. Saiba onde assistir
– Antonio Bandeira: O Poeta das Cores :: Documentário chega à sua 2ª semana em cartaz. Saiba onde assistir
No Brasil, figuras públicas, como a atriz Regina Duarte, criticaram a escolha, alegando que a representação “ameaça os valores de nossas crianças”. Ela compartilhou um vídeo do ator Carlos Vereza, que também expressou descontentamento com a caracterização da Fada Madrinha como um homem de vestido e salto alto, sugerindo que isso faz parte de uma tentativa de “desconstruir a sexualidade das crianças”.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Essas reações evidenciam o debate em torno da representatividade e da modernização de personagens clássicos. Há uma tensão evidente entre a preservação de tradições culturais e a crescente demanda por inclusão e diversidade nas mídias contemporâneas.
Gostou do conteúdo da Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!