20180713 central do brasil papo de cinema e1531507312544

De olho no Oscar 2025, a Sessão da Tarde desta sexta-feira, 28, exibirá outro filme nacional que também chegou ao prêmio máximo da Academia, assim como Ainda Estou Aqui: Central do Brasil. Indicado aos Oscars de Melhor Filme Estrangeiro e Atriz para Fernanda Montenegro em 1999, o longa, também dirigido por Walter Salles, conta com o então ator mirim Vinícius de Oliveira como um dos pilares de sua narrativa. Mas você sabe como foi o processo de seleção do garoto? Siga o fio e saiba mais!

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

SESSÃO DA TARDE (28/02/2025): CENTRAL DO BRASIL

Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas acaba se juntando a ele em uma viagem.

Sessão da Tarde (28/02/2025): Central do Brasil
Sessão da Tarde (28/02/2025): Central do Brasil

CENTRAL DO BRASIL: COMO VINÍCIUS ENTROU NO FILME?

A descoberta de Vinícius de Oliveira para o papel de Josué em Central do Brasil é uma história que exemplifica como o acaso pode transformar vidas. Em 1997, Vinícius, então com 11 anos, trabalhava como engraxate no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Foi nesse cenário que Salles o encontrou.

LEIA MAIS
Demolidor estará no novo filme dos Vingadores? Charlie Cox fala sobre o boato
Capitão América 4 :: Você entendeu a cena pós-créditos? A gente explica
– Você sabia que MIB: Homens de Preto quase não teve Will Smith? Spielberg garantiu permanência

Vinícius se aproximou do realizador, oferecendo seus serviços de engraxate. Embora não estivesse usando sapatos que precisassem de engraxe, Salles ficou impressionado com a postura e a vivacidade do menino. Em vez de uma engraxada, ofereceu-lhe um hambúrguer e, durante a conversa, percebeu que Vinícius possuía a autenticidade e a resiliência que buscava para o personagem Josué. Salles o convidou para um teste, e Vinícius foi selecionado entre mais de 1.500 candidatos.

Em 2024, ao Canal Brasil, Vinícius refletiu sobre como sua vivência nas ruas contribuiu para sua atuação no filme: “eu era um moleque que cresci na favela, no Rio de Janeiro, e trabalhava como engraxate, muito novo. Então, tinha uma experiência que pro Walter era muito importante”. A parceria entre Vinícius e Fernanda foi outro ponto alto da produção. Fernanda, já consagrada, acolheu o jovem ator com generosidade e profissionalismo. Vinícius relembra: “a Fernanda é mágica. O que ela fazia comigo no filme é algo extraordinário… eu só fazia a cena e não reparava o quão incrível ela estava sendo comigo”.

Sessão da Tarde (28/02/2025): Central do Brasil
Sessão da Tarde (28/02/2025): Central do Brasil

Gostou do conteúdo sobre a Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal Whatsapp

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *