Sessão da Tarde :: Chuva Ácida, filme desta quinta (24/04), usou a criatividade para driblar baixo orçamento

Publicado por
Marcelo Müller

Chuva Ácida (2023) é a grande atração da Sessão da Tarde desta quinta-feira, 24. O longa-metragem francês será exibido na telinha da Rede Globo a partir das 15h35, logo após a novela História de Amor. Nele, no meio de uma onda de calor, uma nuvem sinistra aparece e gera uma condição meteorológica letal. Uma família separada terá de se unir para escapar dessa praga que assola o mundo, lutando em meio ao caos e diante das situações mais adversas possíveis.

Chuva Ácida é dirigido por Just Philippot e tem como principais nomes de seu elenco duas estrelas do cinema francês: Guillaume Canet e Laetitia Dosch. Além da dupla, o longa também conta com Patience Munchenbach, Marie Jung, Martin Verset, Suliane Brahim e Clément Bresson. O filme é baseado num premiado curta-metragem homônimo e comandado pelo mesmo diretor.

LEIA MAIS
Papa Francisco :: Confira 4 filmes/séries para entender a trajetória do pontífice
Sugar :: Série neo-noir com Colin Farrell ganha reforços para a sua 2ª temporada
Cape Fear :: Clássico de Martin Scorsese vira série e elenco é anunciado

CHUVA ÁCIDA :: PROBLEMAS ORÇAMENTÁRIOS

Chuva Ácida teve problemas de ordem orçamentária que comprometeram o resultado dramático do que vemos na telona. O roteiro previa situações muito maiores do ponto de vista da catástrofe, mas como isso custaria uma verba que a produção não tinha, foi preciso repensar (com muita criatividade) algumas cenas e isso acabou acarretando em cenas menos impactantes do que o diretor gostaria. Quase tudo foi feito no set, com efeitos práticos e pouco CGI. Para o visual dos cenários, o cineasta Just Philippot e seu diretor de fotografia Pierre Bajon se inspiraram no trabalho do fotógrafo Saul Leiter, como as texturas metálicas ou as gotas de chuva nas janelas.

Chuva Ácida foi indicado a Melhores Efeitos Visuais no Prêmio César 2024 (considerado o Oscar do cinema francês). Então, quer dizer que mesmo com as dificuldades, a equipe de efeitos mandou bem demais.

Gostou do conteúdo sobre Chuva Ácida? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.