A Sessão de Sábado deste dia 05 será especial para os fãs de filmes de desastre. Estrelado por Pierce Brosnan, Linda Hamilton e Jamie Renée Smith, O Inferno de Dante será exibido pela Rede Globo. Lançada em 1997, a aposta não foi sucesso de bilheteria, tampouco crítica, mas se destacou entre os inúmeros longas do gênero difundidos na época – como Volcano: A Fúria (1997), Armageddon (1998) e Impacto Profundo (1998) – por um motivo especial. Siga o fio e confira!
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)
SESSÃO DE SÁBADO: O INFERNO DE DANTE
Na Sessão de Sábado, o vulcanólogo Harry Dalton chega à cidade de Dante’s Peak para uma investigação. Quatro anos antes, uma erupção na Colômbia vitimou sua parceira, Marianne. Harry acredita que o vulcão dormente está prestes a entrar em atividade, e sua única aliada na cidade é a prefeita, Rachel Wando, cuja família é uma das que estão em risco.

O INFERNO DE DANTE: CINEMA E CIÊNCIA
Filmes de catástrofe frequentemente exageram elementos científicos para criar tensão dramática, e O Inferno de Dante (1997) não foge à regra. No entanto, ele surpreende por trazer um embasamento geológico relativamente sólido, algo raro no gênero. Embora a trama seja ficcional, diversos aspectos refletem fenômenos reais estudados por geólogos, tornando a produção um dos filmes mais cientificamente precisos sobre erupções vulcânicas.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Na trama, um vulcão adormecido desperta repentinamente, apresentando sinais como tremores de terra, mudanças químicas na água e emissões gasosas. Essas condições são, de fato, observadas em vulcões ativos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) aponta que, antes de uma erupção, ocorrem eventos como pequenos terremotos (tremores vulcânicos), mudanças na temperatura e na composição da água subterrânea, além da liberação de dióxido de enxofre e outros gases.
LEIA MAIS
– Corra Que a Polícia Vem Aí :: Remake com Liam Neeson ganha data de estreia e imagens
– Era uma Vez em Hollywood :: Filme de Tarantino terá mesmo sequência? Nós investigamos
– Divertida Mente :: 3º filme vai acontecer? O que disseram os responsáveis?
Segundo especialistas do USGS, em matéria do Los Angeles Times, de 1997, “o filme acerta em mostrar como os sinais de uma erupção podem ser detectados com antecedência, mas o tempo de reação é geralmente maior do que o que vemos na história.” O longa também é fiel ao mostrar o trabalho de vulcanologistas, incluindo o uso de drones e equipamentos para monitoramento, além da dificuldade em convencer autoridades e moradores a evacuarem áreas de risco, algo que ocorreu na erupção do Monte Pinatubo em 1991. O material do Times dá conta de que: “embora tenha exageros, o longa ele é frequentemente elogiado por geólogos”.

Gostou do conteúdo sobre a Sessão de Sábado? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Temperatura Máxima (06/04) :: Homem-Aranha: De Volta ao Lar incorporou espírito dos anos 1980. Saiba mais sobre essa influência - 4 de abril de 2025
- Sessão de Sábado (05/04) :: O Inferno de Dante se destacou dos demais filmes de desastre. Confira motivo! - 4 de abril de 2025
- Sessão da Tarde :: As Panteras, filme de hoje (04/04), esbarrou em preconceitos ou apenas não agradou? Diretora argumentou - 4 de abril de 2025
Deixe um comentário