49º Festival de Cinema de Gramado 2021 - Longa Metragem Brasileiro - "A Primeira Morte de Joana" (2021) - Rio Grande do Sul - Direção: Cristiane Oliveira / 90'34" - Sinopse: Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no Sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma.
Após um ciclo de revitalização, a Sala Paulo Amorim reabrirá ao público no dia 08 de março com uma projeção especial. O espaço, que integra a Cinemateca Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre, apresentará, em pré-estreia, às 19 horas, o drama A Primeira Morte de Joana (2021). Dirigido por Cristiane Oliveira, o projeto irá inaugurar as atividades do Mês da Mulher da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebendo convidados e com um lote de ingressos gratuitos disponíveis na bilheteria (conforme capacidade de lotação).
Com um elenco predominantemente feminino, A Primeira Morte de Joana (2021) segue a protagonista, uma menina que, aos 13 anos, fica intrigada com o fato de sua tia-avó ter morrido aos 70 anos sem nunca ter namorado. Enquanto experimenta as primeiras paixões e desejos, sofre com a influência conservadora e religiosa da cidadezinha onde mora.
LEIA MAIS
Curta Caicó abre inscrições para sua 6ª edição
São Paulo recebe mostra especial Steven Spielberg
Tom Sizemore, astro de O Resgate do Soldado Ryan, morre aos 61 anos
Com roteiro de Sílvia Lourenço e produção de Gustavo Galvão, a obra fez sua estreia mundial no International Film Festival of India 2021. Em seguida, foi premiado na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros do 49º Festival de Gramado como Melhor Fotografia e Montagem, pelo Júri Oficial, e Melhor Filme, pelo Júri da Crítica. A Primeira Morte de Joana deve chegar ainda nesse ano nos cinemas.