20201127 trabalho audiovisual pandemia papo de cinema 800

Esta semana, o Painel de Dados do Observatório do Itaú Cultural, através dos dados da Pnad Contínua, divulgou o primeiro estudo sobre o impacto direto da pandemia no setor criativo, ou seja, as atividades profissionais relacionadas à cultura no Brasil. A informação foi divulgada pelo site Farofafá, da Carta Capital.

No total, o setor relacionado à cultura perdeu 871 mil empregos durante o período, caindo de 7.137.912 postos registrados em 2019, para 6.226.560 durante o mesmo período em 2020. Isso representa uma queda de 12,2%. Entre os subgrupos estudados, o artesanato foi o mais afetado, com uma retração de 132 mil vagas, contra 97 mil vagas subtraídas das artes visuais e cênicas (artes plásticas, teatro, circo) e 8 mil vagas subtraídas do setor editorial (edição e publicação literária).

LEIA MAIS
Ancine é obrigada pelo MPF a liberar verbas e analisar novos projetos
Governo federal prepara intervenção na Ancine sem consultar setor audiovisual
Estudo aponta setor audiovisual como o quinto mais relevante da economia brasileira

 

20201127 trabalho audiovisual pandemia papo de cinema 750

 

Para o setor audiovisual, especificamente, o instituto determinou o índice de 43 mil vagas a menos em função da pandemia, o que significa uma queda de 39% em comparação com o ano anterior. Os dados foram obtidos antes da aplicação da Lei Aldir Blanc de auxílio emergencial, visando distribuir recursos entre profissionais da cultura e atenuar os efeitos da crise.

O estudo também analisa as perdas dentro de grupos que oferecem serviços à economia criativa (advogados e contadores trabalhando para produtoras de cinema, por exemplo), e setores especializados da área criativa (roteiristas, escritores etc.), que perdem 9,7% e 6,2% das vagas de emprego, respectivamente. Conforme o Papo de Cinema havia noticiado, a indústria audiovisual constitui a quinta maior força econômica do país, segundo a Ancine, tendo movimentado R$ 30 bilhões entre 2014 e 2018, graças às leis de fomento atualmente paralisadas pela gestão Bolsonaro.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *