Steven Soderbergh constitui um caso curioso dentro da indústria. O diretor vencedor do Oscar por Traffic (2000) e indicado por Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000) anunciou sua aposentadoria diversas vezes, alegando estar cansado. Mesmo assim, jamais parou de fato: ele continua dirigindo, produzindo, escrevendo e realizando a direção de fotografia de filmes e séries. O cineasta inclusive tem projetos como montador, sob o pseudônimo Mary Ann Bernard, e roteiros escritos sob o pseudônimo Sam Lowry.
A quarentena não diminuiu o ritmo do artista, associado a oito projetos diferentes desde 2018. Em entrevista ao programa NightCap Live, da Flaviar, anunciou a conclusão de três roteiros: “Durante o lockdown eu tenho trabalhado mais ativamente na minha escrita do que já tinha feito desde o verão de 1985. Quando o isolamento foi decretado aqui em Nova York, para me manter organizado e sadio, decidi voltar a escrever”.
“Durante as primeiras seis ou sete semanas de lockdown eu concluí três roteiros diferentes: um deles foi uma reescritura, o outro era um texto original, e o terceiro é a adaptação de um romance. O original é a sequência de Sexo, Mentiras e Videotape (1989). É uma ideia que eu tinha há algum tempo e acredito ter encontrado uma maneira de continuá-lo, então escrevi e quero dirigi-lo”, conclui.
LEIA MAIS
Meryl Streep estrelará novo filme de Steven Soderbergh
André Pellenz irá rodar novo filme durante a pandemia
Filme de terror com Mickey Rourke continuou filmagens durante pandemia de coronavírus
Sexo, Mentiras e Videotape lançou internacionalmente o nome de Soderbergh, quando venceu a Palma de Ouro em Cannes. A trama gira em torno de um casal em crise, Ann (Andie MacDowell) e John (Peter Gallagher). Enquanto ele trai a esposa com a cunhada (Laura San Giacomo), Ann descobre na chegada de Graham (James Spader) novas possibilidades de controle através de uma câmera de vídeo.
A possibilidade de uma sequência é curiosa: o diretor estaria interessado em tratar o papel das novas tecnologias na intimidade? Para quem já realizou filmes com telefone celular (Distúrbio, 2018) e acaba de criar uma série sobre a dependência de smartphones (Wireless, 2020), a ideia seria plausível. De que maneira a Internet e os celulares estão afetando os relacionamentos do século XXI?
Por trabalhar em tantos projetos simultâneos, não se sabe ao certo quando Sexo, Mentiras & Videotape 2 chegaria aos cinemas. Além destes roteiros, Soderbergh finaliza a comédia Let Them All Talk (2020), estrelada por Meryl Streep, e se prepara para filmar o suspense policial Kill Switch (2021), com Jon Hamm. Ele também produz a comédia de ficção científica Bill & Ted: Encare a Música (2020).