A atriz Shannen Doherty morreu neste sábado, 13, aos 53 anos, em decorrência de um câncer de mama contra o qual vinha lutando há alguns anos.“É com o coração pesado que confirmo o falecimento da atriz Shannen Doherty. No sábado, 13 de julho, ela perdeu a batalha contra o câncer depois de muitos anos lutando contra a doença”, anunciou Leslie Sloane, assessora da artista. Nascida em em Memphis, Tennessee, nos Estados Unidos, onde viveu até os sete anos de idade, quando sua família se mudou para Los Angeles, ela começou a sua vida artística fazendo breves aparições em seriados televisivos no começo dos anos 1980. Em 1982, então com 11 anos, Shannen ganhou um papel recorrente na série Os Pioneiros (1974-1983) –  apareceu em quase todos os episódios da última temporada. Depois, por sua participação no seriado Águia de Fogo (1984-1987) foi indicada ao 6º Youth in Film Awards, em 1984, como Melhor Atriz Jovem Convidada em Série.

LEIA MAIS
Clery Cunha, precursor do cinema espírita brasileiro, morre aos 85 anos
Shelley Duvall, atriz de O Iluminado, morre aos 75 anos
Robert Towne, roteirista vencedor do Oscar, morre aos 89 anos

OS GRANDES SUCESSOS
Em 1985, estrelou ao lado de Helen HuntSarah Jessica Parker a comédia Dançando na TV, mas seu primeiro destaque nos cinemas foi ao lado de Christian Slater em Atração Mortal (1988). Mais tarde veio o papel pela qual ela seria mais lembrada: a Brenda de Barrados no Baile (1990-2000), trabalho pela qual foi indicada novamente a diversos prêmios. As histórias de seu suposto comportamento inadequado nos bastidores lhe colocaram uma fama de menina má no imaginário constantemente alimentado por sites de fofoca. Ela deixou o programa depois da quarta temporada. Ainda nos anos 1990, mais precisamente em 1993,  posou nua pela primeira vez na revista Playboy (repetiria o ensaio em 2003). Acumulando filmes feitos para a TV ainda nesta década, Shannen apareceu em Barrados no Shopping (1995) e foi escalada para outro papel de destaque no ramo televisivo: a Prue Halliwell de Charmed (1998-2006), uma das três irmãs bruxas principais. A má reputação de antes foi reforçada pelas histórias de uma rivalidade entre Shannen Doherty e sua colega de elenco Alyssa Milano.

Em Barrados no Baile

TRABALHOS POSTERIORES E A DOENÇA
Nos anos 2000, a carreira de Shannen Doherty foi povoada de produções de menor expressão, incluindo a retomada da personagem Brenda em Barrados no Baile: Nova Geração ( 2008-2013), participação em reality shows e outros trabalhos que não faziam jus ao seu talento. Em 2015, Shannen foi diagnosticada com câncer de mama, doença espalhada posteriormente aos seus gânglios linfáticos. Em 2017, ela anunciou que a doença estava em remissão, mas veio novamente a público em 2020 para revelar o retorno do câncer avançado para o estágio quatro. Em 2023, Shannen Doherty anunciou que a doença havia chegado ao seu cérebro e que, assim, se tornara terminal. Ela morreu em decorrência do esperado avanço do câncer, em sua casa em Malibu, na Califórnia.

No centro, numa cena de Charmed
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *