Considerado um dos mais importantes festivais do circuito voltado aos documentários, o Sheffield International Documentary Festival (Sheffield DocFest) de 2023 – que ocorreu entre 14 e 19 de junho – recebeu uma delegação brasileira, coordenada pelo Encontro Internacional de Documentários de São Paulo (DOCSP), com apoio da Spcine e do British Council. No grupo que viajou ao Reino Unido com a instituição voltada ao fortalecimento de títulos documentais no Brasil, estiveram representantes de dois filmes e de mais três projetos de longa-metragem em desenvolvimento.

LEIA MAIS
10ª Mostra de Cinema de Gostoso :: Datas da edição 2023 são reveladas
– Festival de San Sebastian 2023 :: Astro espanhol receberá homenagem na 71ª edição
– Festival de Cannes 2023 :: Anatomie d’une chute, de Justine Triet, vence a Palma de Ouro

Pelo lado das obras já concluídas, a delegação foi prestigiada com a estreia internacional do curta Mãri Hi: A Árvore do Sonho, do cineasta yanomami Morzaniel Iramari, que apresentou a produção e participou dos debates com o público junto com a produtora Margarida Serrano. Na sequência, o longa Incompatível com a Vida, vencedor do É Tudo Verdade 2023, foi representado pela diretora Eliza Capai, que buscou sua estreia internacional e financiamento.

Mãri Hi: A Árvore do Sonho, de Morzaniel Iramari.

Já na seara dos que buscaram tirar trabalhos do papel, estiveram Boy, de Michel Carvalho, Liberdade é Não Ter Medo, dirigido por Mariana Luiza, e Girl-Tubers, de Tali Yankelevich. O time se completou com os representantes de duas organizações: Maíra Oliveira, conselheira da APAN: Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, e Luis Zaffaroni, diretor executivo da DOCSP.

Incompatível com a Vida, de Eliza Capai.

Vale lembrar que este coletivo presente na Inglaterra participou de atividades do mercado, como round tables, reuniões com players internacionais, exibições e eventos sociais voltados a construção de redes e a ampliação do alcance das obras e talentos brasileiros. Nas palavras de Zaffaroni, “esta foi uma iniciativa muito valiosa promovida pela Spcine, que ofereceu uma oportunidade única de posicionar talentos, projetos e filmes do Brasil em um dos principais mercados para o documentário no mundo”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *