20230418 greve roteiristas papo de cinema 2

Hollywood está prestes a parar as suas máquinas. Isso porque nesta terça-feira, 18, o Writers Guild of America, o sindicato dos roteiristas da América do Norte, aprovou uma greve de roteiristas com 97,5% dos 9.218 votos válidos e quase 79% dos membros da entidade votando. “Esses resultados estabelecem um novo recorde tanto para a participação quanto para a porcentagem de apoio em uma votação de autorização de greve. Nossos membros falaram. Você expressou sua força coletiva, solidariedade e demanda por mudanças significativas em números esmagadores. Armados com essa demonstração de unidade e determinação, continuaremos a trabalhar na mesa de negociações para alcançar um contrato justo para todos os roteiristas”, anunciou a associação num comunicado enviado à imprensa. A categoria ameaça parar completamente a partir do dia 02 de maio se não houver acordo, por exemplo, sobre os termos à utilização de inteligência artificial na escrita de roteiros.

LEIA MAIS
Ninguém é de Ninguém :: Entrevista com Carol Castro e Paloma Bernardi (Exclusivo)
Vice-Versa :: Confira cena inédita da comédia norte-americana em cartaz no Looke (Exclusivo)
O Circo Voltou :: “Meu desejo era abordar o futuro do circo”, diz o diretor Paulo Caldas (Exclusivo)

A greve ainda não está sacramentada porque o sindicato segue negociando com a Alliance of Motion Picture and Television Producers os termos relativos ao descontentamento da classe. No ano de 2017 o colegiado votou 96,3% a favor da autorização de greve e ela não aconteceu. Já em 2007, 90,3% votaram pela autorização de greve e a paralização de fato ocorreu. O WGA também entrou em greve em 1988, após 97% dos votos pela autorização. Além de mecanismos relativos inteligências artificiais (que não seriam proibidas, desde que isso não afetasse créditos e remuneração dos humanos), o sindicato pleiteia uma grande reformulação da remuneração dos roteiristas, uma fórmula mais lucrativa relativa à plataforma de streamings e requisitos mínimos para alguém fazer parte de uma equipe de roteiro para todos os programas de TV. Continuamos de olho.

20230418 greve roteiristas papo de cinema

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *