O evento abre no dia 13, às 19h, com a exibição do documentário alemão O Sabor do Desperdício, acompanhada de palestra do produtor rural e deputado distrital Joe Valle, pioneiro na agricultura orgânica no Distrito Federal.
Durante quatro dias, de quinta a domingo, serão exibidos, no Cine Pireneus, 20 títulos vindos de países como Índia, Croácia, Itália, Alemanha, França, Nigéria, Estados Unidos e Brasil, sob curadoria do cineasta e crítico Sérgio Moriconi. Todas as sessões possuem entrada franca.
O público terá oportunidade de ver, em primeira mão, um dos mais importantes documentários do cineasta Vladimir Carvalho, Quilombo, filmado em 1974. O curta registra o cotidiano da Comunidade Quilombola do Mesquita, criada há 200 anos, próximo à cidade de Luziânia, e que tem no marmelo sua principal e mais tradicional fonte de recursos. Quilombo será brevemente relançado em DVD, numa caixa contendo outros títulos do diretor. A exibição do curta, marcada para as 15h de sexta-feira, dia 14 de setembro, contará com a presença do documentarista, da representante da Quilombola do Mesquita, Sandra Pereira Braga, e de mais 20 membros da comunidade,que recebe apoio do movimento Slow Food no Brasil.
A programação cinematográfica inclui também a estreia brasileira de Mugaritz B.S.O. (2011), documentário sobre o celebrado restaurante espanhol que apresenta o processo de transformação das receitas premiadas do chef Andoni Luis Aduriz, do restaurante basco Mugaritz (considerado um dos três melhores do mundo), em temas musicais especialmente criados pelo músico Felipe Ugarte. O filme registra os três anos em que Felipe analisou as receitas com o objetivo de interpretá-las em linguagem musical, a preparação dos pratos, as viagens que o músico fez a países como Etiópia e Peru em busca de melodias até as gravações em estúdio.
Local: Cine Pireneus – cidade de Pirenópolis, Goiás
Data: 13 a 16 de setembro de 2012
Entrada Franca
Informações: (61) 3343. 8891
Fonte: Slow Filme – www.slowfilme.com.br