No dia 25, sexta-feira, às 19h30, o longa-metragem Através de um Espelho (1967), de Ingmar Bergman, será exibido na sede da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (Rua David Campista, 80, Humaitá), na capital fluminense, dando sequência ao ciclo que a entidade dedica ao cineasta sueco em virtude de seu centenário. Logo após a sessão, haverá debate com o psicanalista Bernard Miodownik e Luiz Fernando Gallego, psicanalista e coordenador do projeto Psicanálise & Cinema da instituição.
O debate terá como tema Bergman, o Silêncio de Deus e a Loucura, uma abordagem acerca dos questionamentos religiosos sobre a existência de Deus presentes ao longo da obra do diretor e roteirista assim como os vários conceitos de loucura encontrados em alguns de seus personagens.
Leia Mais :: Confira a crítica de Através de Um Espelho, por Robledo Milani
A história de Através de um Espelho se passa num período de 24 horas e mostra os acontecimentos com Karin, que esteve internada em sanatório, seu marido, pai e irmão durante férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin ter recebido alta psiquiátrica recente. O pai, escritor, usa os delírios da filha nos seus romances, enquanto ela e o irmão mais jovem se aproximam do incesto. Com o passar do dia, a doença da personagem se manifesta cada vez mais.
Psicanálise & Cinema é um projeto com coordenação de Luiz Fernando Gallego, psicanalista da SBPRJ e membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. As inscrições para os debates devem ser feitas previamente pelo e-mail [email protected] ou telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115. Para o filme, entrada franca, para o debate, a taxa de manutenção é de R$ 10.
(Fonte: Sociedade Brasileira de Psicanálise)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário