Categorias: NotíciasPremiações

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA :: Tár é eleito o melhor filme de 2022. Confira todos os premiados

Publicado por
Marcelo Müller

Entidade tradicional composta de 62 profissionais, a Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos anunciou neste sábado, 07, os vencedores do seu prêmio anual. De acordo com a postagem no blog oficial da associação, a reunião que definiu os resultados aconteceu de modo online e contou com a participação de 54 de seus membros. Tár (2022) foi escolhido com o Melhor Filme de 2022. A produção dirigida por Todd Field e estrelada por Cate Blanchett, cuja estreia está prevista para o dia 26 de janeiro no Brasil, também levou o prêmio de Melhor Atriz (Blanchet) e Melhor Roteiro (Field). O longa está realmente caindo nas graças dos críticos dos EUA, pois recentemente também foi o destaque nas premiações das associações da categoria de Nova Iorque e Los Angeles.

LEIA MAIS
Festival de Cinema da Fronteira 2022 :: 5 Casas é o melhor filme. Confira todos os premiados!
27º Prêmio Guarani :: Premiados de 2021
FESTin 2022 :: Vermelho Monet vence 13ª edição do evento. Confira todos os premiados!

Tár

A Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos fez questão de, aproveitando o anúncio dos vencedores, homenagear uma de suas colegiadas que faleceu em fevereiro do ano passado: “A Sociedade dedicou esta reunião a Sheila Benson, estimada membro da Sociedade e a mais calorosa e graciosa das colegas. Como crítica de cinema do Los Angeles Times e outras publicações, ela escreveu sobre filmes com alegria contagiante e habilidade invejável. Sentimos muito a falta dela”, conforme consta no anúncio dos vencedores.

MELHOR FILME
Tár

MELHOR DIREÇÃO
Charlotte Wells, por Aftersun

MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett,, por Tár

MELHOR ATOR
Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Kerry Condon, por Os Banshees de Inisherin

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao mesmo Tempo

MELHOR ROTEIRO
Tár, de Todd Field

MELHOR FOTOGRAFIA
EO, de Michał Dymek

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
EO

MELHOR DOCUMENTÁRIO
All the Beauty and the Bloodshed

Os Banshees de Inisherin
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.