A onda de Covid-19 foi responsável por centenas de milhares de mortes no mundo inteiro, expondo a limitação dos governos e nossa dificuldade de agir em nome da coletividade. Mesmo assim, no universo da ficção, tudo por ser muito pior: prepare-se para a Covid-23, vírus imaginário que devasta a população norte-americana em Songbird (2020), nova produção de Michael Bay.
Na trama, dois sobreviventes apaixonados (Sofia Carson e K.J. Apa) estão separados em partes diferentes do país devido à rígida quarentena. Qualquer cidadão infectado que decida sair pelas ruas é imediatamente abatido pelos policiais, enquanto os demais são sequestrados à força em suas casas. Sara (Carson) descobre que está cercada por vizinhos contaminados, e tem poucas horas para escapar das autoridades com a ajuda do namorado Nico, que atravessa o país para salvá-la.
LEIA MAIS
Sofia Carson e K.J. Apa serão par romântico em filme de Michael Bay sobre a pandemia
Michael Bay contesta proibição de sindicato e segue com filme sobre pandemia
David Lynch fala de isolamento e diz que estaria filmado se não fosse a pandemia
A STX Films pretendia lançar Songbird nos cinemas ainda em 2020, contando com a retomada do circuito exibidor. No entanto, a segunda onda de Covid-19 tem mantido poucas salas abertas, com uma frequência reduzida de espectadores. Assim, a produtora preferiu lançar o suspense de ação diretamente em Premium Video on Demand (ou PVoD, formato online com preços superiores àqueles do cinema) no mês de dezembro. Eles já haviam tomado esta decisão para dois outros filmes:
“A pandemia tem afetado cada aspecto dos negócios, da produção ao lançamento, mas Songbird demonstra que um estúdio esperto como o STX consegue encontrar maneiras eficazes e lucrativas de fazer seus filmes funcionarem, como fizemos com Destruição Final: O Último Refúgio (2020) e Aprendiz de Espiã (2020)”, explicou com surpreendente pragmatismo Adam Fogelman, diretor da empresa.
Apesar da produção de Michael Bay, o filme é dirigido por Adam Mason. O elenco também traz Demi Moore, Peter Stormare, Alexandra Daddario, Craig Robinson, Bradley Whitford e Paul Walter Hauser. Ainda não há definições específicas quanto à distribuição no Brasil.