O diretor Kleber Mendonça Filho, que fez sua estreia em filmes ficcionais de longa-metragem com o premiado O Som ao Redor (2013), anunciou na tarde de ontem (7) que a atriz Sônia Braga será a estrela de Aquarius, seu próximo projeto, que começará a ser filmado em agosto, em Recife.
A notícia foi dada pelo próprio Mendonça Filho em seu perfil no Facebook, em um post bastante otimista: “Vai ser incrível. Eu estou muito feliz de poder trabalhar com Sônia em Aquarius. Sônia é não apenas uma grande atriz, mas um ícone da cultura brasileira através do teatro, da TV e do cinema, seu carisma é também reconhecido internacionalmente. Poder tê-la interpretando essa personagem Clara, mulher rochedo que está em praticamente todas as cenas, é uma honra, pura e simplesmente, e a sintonia de Sônia com Clara é linda. Sônia é uma estrela, no sentido clássico da imagem de cinema. Fuck Yeah”, escreveu o cineasta em sua página.
Na mesma postagem, o realizador ainda reproduziu um recado da própria Sônia Braga. “Quando li Aquarius, tive que parar para respirar. Sim, respirar e entender que era real. Que era um roteiro do Kleber Mendonça e que ele estava me oferecendo para participar. Pareceu de cara um sonho: uma personagem íntegra, da minha idade, com meus sonhos, com os meus sonhados filhos e família. Quis logo viver esta mulher. As palavras do roteiro pareciam que já tinham andado na minha boca. Quando assisti a O Som ao Redor, entendi logo que tinha que parar, respirar, voar, para entrar no universo incrível e magnificamente estranho do Kleber. Me vi, me senti nele. Sei que a viagem em Aquarius será um mergulho num profundo mar azul, infinito e misterioso”.
Repetindo O Som ao Redor, que levou quase 100 mil espectadores aos cinemas e foi aclamado pela crítica como um dos grandes trabalhos recentes do cinema autoral brasileiro, Aquarius também será ambientado no bairro da Boa Viagem, na capital pernambucana. A trama será centrada em Clara, uma viúva de 65 anos de classe média alta e crítica de música aposentada. Recuperada de um câncer, ela tem três filhos e vive num belo apartamento à beira-mar. Segundo o próprio diretor, é um melodrama familiar que pode ser lido como thriller. O título faz referência aos nomes que os prédios da orla do Recife recebiam antigamente, sempre ligados ao mar, como Nauticus, Dolphin ou Marlim.
Segundo o portal Filme B, o orçamento da produtora CinemaScopio para o longa é de R$ 2,5 milhões – “o mesmo valor de O Som ao Redor, atualizado pela inflação”, disse o diretor em uma entrevista publicada em maio de 2015, quando o processo de casting estava no início e o nome de Sônia Braga ainda não havia sido divulgado. Ainda de acordo com o Filme B, Aquarius foi passado à frente de um projeto anterior, Bacural, nome dado ao último ônibus da madrugada no Recife. Um filme que será ambientado numa pequena e interiorana cidade de Pernambuco marcada pelo cangaço no passado. Num futuro próximo, o drama mostrará uma menina tranquila de 15 anos que, por conta de um incidente, revela um comportamento violento, mostrando como o passado interfere no que nos tornamos no presente, sobretudo quando a violência aparece na herança histórica de uma região.
As filmagens de Aquarius devem durar sete semanas e serão realizadas em diferentes partes de Recife. O roteiro de 123 páginas foi escrito pelo próprio Kleber Mendonça Filho, que também foi roteirista e montador de O Som ao Redor. A produtora Emilie Lesclaux, da CinemaScopio Produções, reuniu boa parte da equipe técnica e de produção do filme anterior, como os fotógrafos Pedro Sotero e Fabrício Tadeu, os diretores de arte Juliano Dornelles e Thales Junqueira, além de Daniel Bandeira como consultor artístico, Nicolas Hallet na gravação de som e Amanda Gabriel e Leonardo Lacca como preparadores de um elenco de mais de 50 atores.
(Fonte: Redação PdC)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário