A uma semana do que seria o início do South by Southwest, o festival foi cancelado devido ao avanço do surto de coronavírus nos Estados Unidos. A decisão veio do prefeito de Austin, Steve Adler, que declarou “desastre local” na cidade. Vale lembrar que, dois dias antes, o órgão responsável pela saúde pública de Austin declarou que “não havia evidências de que impedir o SxSW ou outras reuniões de pessoas tornaria a comunidade mais segura”.
Por mais que o cancelamento do SxSW apenas tenha sido anunciado nesta sexta, há dias o evento vinha sofrendo com o esvaziamento de várias empresas que, devido ao surto de coronavírus, anunciaram que não mais participariam do evento. Netflix, WarnerMedia, Apple, Amazon, Lionsgate, Facebook, Twitter e ViacomCBS estão entre as desistentes. Segundo os organizadores, há a possibilidade que o evento seja reagendado ainda para este ano ou que ao menos aconteça uma versão reduzida, apenas online. Ainda é cedo para qualquer definição.
O cancelamento segue o que aconteceu recentemente na França com dois eventos relevantes: o CanneSeries, inicialmente previsto para março e agora transferido para outubro, e o MipTV, que não mais acontecerá neste ano. Rumores apontam que o Festival de Cannes também possa ser adiado ou mesmo cancelado, devido ao avanço da epidemia na França. Ao menos por enquanto, seus organizadores confirmam que o tradicional evento acontecerá entre 12 e 23 de maio.
Até o encerramento desta matéria, o coronavírus já infectou mais de 98 mil pessoas ao redor do planeta, causando 3.380 mortes. Nos Estados Unidos, já são 15 falecimentos devido à doença.