Que South Park (1997 – até os dias atuais) nunca teve limites nem pudor em suas piadas, isto não é novidade alguma. Na verdade, é esta característica que trouxe fama à série de animação criada pela dupla Trey Parker e Matt Stone, em exibição já há 23 temporadas. Incluída recentemente no catálogo do HBO Max, a série teve cinco episódios censurados pelo streaming. Todos, devido a questões religiosas.
Os episódios retirados foram: “Super Best Friends” (5ª temporada), “Cartoon Wars” parte I e II (10ª temporada) e “200” e “201” (14ª temporada). Em todos, há um personagem referente a Maomé, profeta do islamismo. Tal iniciativa não chega a ser uma novidade, vide que o Hulu, streaming que abrigava South Park anteriormente, tomara a mesma decisão em 2016. “Estamos protegendo todos que trabalham aqui. Esta foi uma decisão que tivemos que tomar”, declarou na época Doug Herzog, diretor do canal Comedy Central, em entrevista ao The Hollywood Reporter, ressaltando as ameaças recebidas sobre os episódios.
Garantida ao menos até 2022, ou seja, com mais três temporadas pela frente, South Park teve seu catálogo negociado com o HBO Max apenas nos Estados Unidos, por um valor em torno de US$ 500 milhões. No momento, o streaming apenas existe em território americano, mas há planos para sua expansão nos próximos meses. No Brasil, a expectativa é que seja lançado em 2021.
LEIA MAIS:
Opinião :: Scorsese & streaming – Reflexos de uma indústria em mutação
…E o Vento Levou volta ao streaming nos Estados Unidos com “aviso histórico”
Bob Esponja: O Incrível Resgate será lançado direto em streaming
Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)
- Uma História de Família - 28 de outubro de 2021
- A Verdade - 3 de setembro de 2021
- Loucura do Tempo - 6 de abril de 2021
Deixe um comentário