O lendário quadrinista Stan Lee morreu nesta segunda-feira, 12, aos 95 anos. Ele foi levado a um hospital em Los Angeles após passar mal e acabou não resistindo. Lee tinha a saúde fragilizada, pois sofria de pneumonia. Nascido em Nova York no longínquo ano de 1922, começou a trabalhar com quadrinhos em 1939, contratado por John Goodman, fundador da Timely Publications e primo de sua mulher, Joan. A importância de Stan Lee para a cultura pop é praticamente imensurável. Ele foi o criador de nada mais, nada menos que Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, Homem de Ferro, Doutor Estranho e Demolidor, entre tantos outros de expressão variável.
Como roteirista e editor, Stan Lee teve uma atuação de destaque reconhecido na transformação da Marvel na maior editora de quadrinhos do mundo, a partir de 1961, quando o selo se modernizou ao mirar um público mais adulto. Desse ponto em diante, os enredos priorizaram dramas familiares e elementos de ficção científica. Atento aos movimentos da sociedade norte-americana, lançou em 1963 os X-Men, equipe marginalizada pelos humanos, uma representação clara de minorias que então reivindicavam fortemente seus direitos nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
Stan Lee aparece em vídeo inédito da animação Operação Big Hero
Foi Stan Lee, também, quem supervisionou mais à frente a transposição dos quadrinhos à televisão, primeiro em formato de desenho animado. Nos anos 80, quando a editora mudou de administração, caiu ainda mais de cabeça nas adaptações, frequentemente fazendo pontas em seriados derivados dos personagens famosos. Com a chegada dos super-heróis aos cinemas, Lee tornou tal expediente uma marca registrada, virando presença obrigatória nos filmes do Universo Marvel. Em todos ele faz uma aparição afetiva, alvoroçando os fãs. Indiscutivelmente um dos maiores gênios das histórias em quadrinhos, Stan Lee deixa um legado incomparável a ser reverenciado.
Assim como várias celebridades, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, se pronunciou com pesar em suas redes sociais: “Ninguém teve mais impacto na minha carreira e em tudo que fazemos na Marvel Studios do que Stan Lee. Ele deixa um legado extraordinário que vai viver eternamente. Nossos pensamentos estão com sua filha, sua família e seus milhares de fãs”.
LEIA MAIS
5+1 :: Stan Lee – Os filmes essenciais baseados em seus personagens
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário