Categorias: BastidoresNotícias

Steven Soderbergh irá produzir cerimônia do Oscar 2021

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Neste momento mais do que complicado, ninguém melhor do que um premiado cineasta que já tratou de temas pandêmicos para comandar a cerimônia do Oscar 2021. Os rumores se confirmaram e Steven Soderbergh foi anunciado pela  Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como produtor da maior condecoração do cinema mundial no ano que vem. O evento, que está marcado para acontecer no dia 25 de abril de 2021, teve que flexibilizar suas regras de elegibilidade devido à falta de salas de cinema abertas por conta da pandemia de COVID-19. No entanto, o formato completo ainda não foi totalmente esclarecido.

LEIA MAIS
Cahiers du Cinéma divulga lista de melhores filmes do ano liderada por City Hall
Emmy Internacional 2020 :: Brasil é premiado em três categorias
Oscar 2021 :: Documentário de Bárbara Paz sobre Héctor Babenco representará o Brasil

Mas como já citado acima, o que chamou a atenção do público foi o fato de que o escolhido, Soderbergh, parece ter antevisto tudo o que estamos vivendo em 2020. O diretor é responsável pelo thriller Contágio (2011), que apresenta um mundo onde uma epidemia mortal se espalha e os médicos precisam identificar o vírus para conseguir combatê-lo e acabar com o pânico da população. A obra estrelada por Matt Damon, Kate Winslet e Jude Law é um tanto quanto contemporânea, não? Porém, na época, não fez muito barulho. O filme arrecadou US$ 136 milhões nas bilheterias mundo afora (o que é tão impressionante, se considerado o investimento de US$ 60 milhões), foi exibido no Festival de Veneza 2011 e não frequentou a temporada de premiações.

É bom lembrar também que Steven ganhou uma estatueta da Academia em 2001, na categoria Melhor Direção, por Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000). Bom, tanto de pandemia, quanto de Oscar, já sabemos que o realizador entende. Podemos esperar uma apresentação especial? Deixe sua opinião nos comentários!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br