A diretora Susanna Lira anda bastante ocupada. Após o anúncio de um documentário sobre Gonzaguinha, ela divulgou durante uma live do Canal Curta outro projeto bastante promissor: um documentário biográfico sobre Fernanda Young, artista falecida em 2019, aos 49 anos de idade.
Young teve uma atuação ampla dentro das artes. Enquanto escritora, publicou obras premiadas como Vergonha dos Pés (1996) e Carta para Alguém Bem Perto (1998). Ela desenvolveu o roteiro de algumas das séries cômicas de maior sucesso na televisão, como A Comédia da Vida Privada (1995), Sai de Baixo (2001) e Os Normais (2001 – 2003), além de trabalhar como atriz e apresentadora.
LEIA MAIS
Mussum :: Entrevista exclusiva com Susanna Lira
Torre das Donzelas :: Entrevista exclusiva com Susanna Lira
Rotas do Ódio :: T01
Lira afirmou estar efetuando o processo de pesquisa para o filme no momento, durante a quarentena. Ela já realizou outros projetos biográficos como Mussum: Um Filme do Cacildis (2018) e Clara Estrela (2017), além de Torre das Donzelas (2018), sobre mulheres presas e torturadas pela ditadura militar, e Damas do Samba (2013), retrato da participação feminina na formação deste gênero musical, incluindo Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão e Alcione.
Na televisão, a cineasta desenvolveu quatro temporadas da série de ficção Rotas do Ódio (2018 -), para o canal Universal, apresentando o cotidiano de uma delegacia especializada em crimes de intolerância, e dirigiu episódios da série documental Outros Tempos (2017) para a HBO.