20200914 synchronic papo de cinema

Existe um clamor para que os cinemas voltem a funcionar, mesmo que ainda estejamos enfrentando um cenário bastante preocupante, a nível mundial, por conta do COVID-19. Sobre os protocolos sanitários que estão sendo defendidos pelos exibidores, falamos bastante num podcast super bacana que indicamos aos interessados ouvir (link nas notícias relacionadas abaixo). Enquanto o mercado se mobiliza, transitando por caminhos alternativos, há iniciativas no mínimo inusitadas, mas louváveis, como a dos cineastas Justin Benson e Aaron Moorhead que se pronunciaram publicamente contra o lançamento nos cinemas de Synchronic (2020), o seu mais novo filme. Num texto postado no Instagram de Benson, co-assinado por Moorhead e pelo produtor David Lawson, eles mencionaram apoio à estreia em Drive-ins e plataformas de VoD, mas não em ambientes fechados. É coragem que fala?

LEIA MAIS
Podcast 2020 #15 :: A reabertura das salas de cinema
Reabertura dos cinemas no Japão e Dinamarca ajuda o cinema norte-americano
Veto à venda de comida e bebida leva exibidores cariocas a decidirem não reabrir cinemas

“Devido a acordos de distribuição fora de nosso controle, o lançamento de Synchronic em drive-ins e cinemas fechados foi confirmado para 23 de outubro. Mas queremos ser muito claros: no momento em que escrevemos isso, nós pessoalmente não iríamos a um cinema fechado, então não podemos encorajá-los. Para nós, não se trata apenas de se sentir seguros numa sala, mas também da comunidade científica indicar que espaços fechados como salas de cinema ainda são um perigo à propagação do COVID-19 para outras pessoas. Se você for assistir numa sala de cinema convencional, siga todas as diretrizes. Amamos e sentimos falta da experiência dos cinemas, então vamos trabalhar juntos para impedir a propagação do vírus. Somos infinitamente gratos por qualquer pessoa que assiste aos nossos filmes, bem como a todos que trabalharam neles, e queremos que todos vocês permaneçam o mais saudáveis ​​possível durante esses tempos sem precedentes.”, diz a postagem louvável.

Synchronic é um filme que mescla ficção científica e horror, estrelado por Jamie Dornan e Anthony Mackie, programado para estrear no dia 23 de outubro. A Well Go USA, distribuidora do filme nos Estados Unidos, se pronunciou depois da manifestação dos cineastas: “A Well Go tem uma longa e valiosa história com nossos amigos da Rustic Films, incluindo projetos futuros; nós os aplaudimos por se expressarem e encorajamos todos os artistas com quem trabalhamos a fazer o mesmo. No entanto, defendemos as diretrizes desenvolvidas pela OTAN para que o público e os cinemas sigam e se mantenham seguros assistindo aos filmes na tela grande”.

20200914 synchronic papo de cinema 2

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *