Já está no ar uma nova edição do Festival Internacional Takorama, especializado em curtas-metragens de animação voltados ao público infantil. Até o dia 25 de junho, o site oficial do evento exibe quinze filmes de países como França, Reino Unido, Rússia, Espanha e Holanda, a partir da seleção do festival de Annecy, o principal do gênero voltado à animação.
Os títulos estão divididos por faixas etárias: a partir de 3 anos (com filmes sobre o Natal e a natureza), a partir de 6 anos (destacando fábulas e discussões morais), a partir de 9 anos (incluindo os temas da solidão e da poluição), a partir de 12 anos (com curtas sobre histórias de amor e desigualdade entre gêneros na sociedade) e a partir de 15 anos (debatendo a guerra e a violência doméstica).
LEIA MAIS
Cinema de animação :: Mulheres lançam plataforma própria em busca de igualdade
Bedrock :: Sequência animada de Os Flintstones é confirmada
Sulwe :: Livro infantil de Lupita Nyong’o vai inspirar animação musical
Os organizadores do Takorama explicam seus objetivos a partir desta seleção: “Além da educação cinematográfica e artística, o festival pretende afirmar a dimensão educacional do cinema, posicionando-o em particular ao lado da literatura e da pintura como um recurso capaz de acompanhar e apoiar as atividades pedagógicas”.
As sessões de filmes serão acompanhadas de lives ao longo do mês de junho. A curadoria é efetuada por Liana Vila Nova, Olivier Defaye, Géraldine Baché, Charline Thenot, Serge Tisseron, Sonia Winter, Alexandra Fernandes, Marion Ehalt, Alexandre Le Voci Sayad e Samuel Baluret. O Takorama é realizado pela produtora 3emeio, com apoio do Consulado Geral da França no Recife e do Instituto Conceição Moura.