O 15 de outubro é consagrado como o Dia do Professor porque foi nessa data, em 1827, que o imperador do Brasil, Dom Pedro I, baixou um decreto para implementar o ensino elementar no país que logo teria a sua independência. Se trata de uma oportunidade para refletirmos sobre essa figura socialmente importante, basilar para a construção de uma coletividade forte e crítica. E os professores já foram retratados de maneiras diversas nos cinemas. Dos modelares, que fazem de tudo para recuperar os valentões com potencial, aos desbocados, que quebram as lógicas da retidão muitas vezes associada à profissão. E vários desses professores podem ser vistos nos exemplares disponíveis no catálogo do Telecine. Aliás, para exaltar professores neste 15 de outubro, o  hub de cinema reúne filmes em que é possível perceber figuras de referência, algumas delas não intitulados necessariamente “professores”, mas que desempenham um papel de orientação importante para personagens desgarrados e/ou que precisam dar rumos novos para suas vidas. Então, confira nosso top 10 entre os filmes disponíveis no aplicativo do Telecine.

 

A.I.: Inteligência Artificial (2001)
Essa ficção científica com pitadas de melodrama mostra um pequeno androide largado à própria sorte num mundo incompreensível para a pouca experiência acumulada em seus circuitos. Para que não sucumba à degradação desse cenário futurista, ele conta com a ajuda de Joe, um robô atlético programado para ser essencialmente um servidor sexual. De modo insuspeito, o desconhecido se torna professor do pequeno que gradativamente vai tomando conta com o lado menos bonito dos humanos (e das máquinas). Assista ao filme no Telecine.

Cidade de Deus (2001)
Há um elemento muito importante na trajetória do protagonista Buscapé, justamente o fato dele apreender uma profissão (no caso, a de fotógrafo) que o permite vislumbrar a possibilidade de um futuro menos marginalizado. Ele toma pequenas lições com o experiente repórter do jornal onde estagia e, a partir dessa lógica professoral, muda a própria história e a trajetória de peças importantes na Cidade de Deus. Embora apareça pouco, esse professor é essencial para a trama ganhar uma engrenagem vital. Assista ao filme no Telecine.

 

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Não seria esta uma lista séria sem colocar ao menos um exemplar da Saga :: Harry Potter, não é mesmo? Afinal de contas, a história dos bruxinhos mais queridos do cinema se passa numa escola, e o rol de professores contempla dos intimidadores aos acolhedores. E neste que muitos consideram o melhor filme da franquia, o destacado lugar de professor de Defesa Contra a Arte das Trevas (uma das matérias mais concorridas) é Remo Lupin, alguém com um conhecimento privilegiado a respeito do pai de Harry Potter e de Sirius Black.  Assista ao filme no Telecine

 

A Vila (2004)
Um dos mais aclamados filmes do cineasta indiano M. Night Shyamalan, este filme contém figuras que podem ser entendidas como professorais. Numa comunidade isolada do restante do mundo, Edward Walker (William Hurt) e Alice Hunt (Sigourney Weaver) são os que detém o conhecimento, utilizando-o para manter a estrutura de sua estância idealizada funcionando perfeitamente de acordo com o que desejam. Mas, eles não contavam com a curiosidade dos que não se contentam com respostas mal formuladas. Assista ao filme no Telecine.

 

Dúvida (2008)
Neste longa-metragem estrelado por Philip Seymour Hoffman, Meryl Streep, Amy Adams e Viola Davis (que timaço), temos um exemplo de compreensões distintas sobre educação. Numa escola católica, o pároco carismático acredita ser necessário renovar a lógica pedagógica do lugar. Já a conservadora diretora crê que a tradição é um dos pilares essenciais para que as coisas continuem andando. Em meio a isso, em plenos anos 1960, o colégio se vê diante da admissão do seu primeiro aluno negro. Assista ao filme no Telecine.

A Onda (2008)
Inspirado no livro homônimo de Todd Strasser e num experimento social chamado Terceira Onda, esse filme mostra um professor colegial, Rainer Wenger (Jürgen Vogel), que decide começar uma experiência com os alunos, sobretudo diante da descrença dos mesmos quanto à possibilidade do ressurgimento da ditadura nos dias atuais. Essa controversa iniciativa vai mostrar aos jovens que o autoritarismo é uma ameaça sempre à espreita, aguardando a menor brecha colocar suas manguinhas de fora. Assista ao filme no Telecine.

 

X Men: Primeira Classe (2011)
Quando o assunto é professor nas histórias em quadrinhos, difícil encontrar alguém páreo para o Xavier de X-Men. E nesse filme temos uma espécie de gênese da relação do tutor tão importante para os mutantes (especialmente aos jovens e desorientados) e seu amigo/algoz Magneto. Se nos outros filmes da saga Xavier era interpretado por Sir. Patrick Stewart, aqui quem assumiu a responsabilidade (e deu conta do recado) foi James McAvoy, ator que reprisaria o papel em outros longas-metragens da franquia. Assista ao filme no Telecine.

 

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)
O que seria do projeto de ressurreição dos dinossauros sem os professores? Neste longa-metragem que dá sequência à saga iniciada nos anos 1990, temos um espécime de dinossauro geneticamente modificado que coloca em risco o equilíbrio do local. Embora não apareça em cena, o professor John Hammond (antes interpretado pelo grande Richard Attenborough) é mencionado por conta de sua coragem de ter iniciado o projeto ambicioso de trazer os animais pré-históricos de volta à vida. A figura do professor sobrevive. Assista ao filme no Telecine.

 

Parasita (2019)
Alguns podem estranhar a presença do vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e do Oscar de Melhor Filme nesta lista. Mas, não nos esqueçamos que é justamente por conta da atuação de um dos personagens como professor de inglês que sua empobrecida família consegue entrar gradativamente na rotina de uma equivalente endinheirada. O mestre é bom e por isso mesmo os contratantes acaba atribuindo-lhe uma confiança plenamente utilizada para indicar a irmã como tutora de arte. O resto é história. Assista ao filme no Telecine.

“Parasita”, o grande vencedor do Oscar 2020

 

Bacurau (2019)
O grande vencedor do Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro 2019 faz uma radiografia intensa de uma pequena sociedade tendo de segurar as pontas diante de um violento grupo de invasores. E uma das figuras mais proeminentes de Bacurau é justamente o professor, aquele que identifica a ausência da localidade no mapa e que, sintomaticamente, vai ser um dos articuladores da resistência. Uma belíssima homenagem aos professores, essa de colocar o sujeito como imprescindível naquela localidade. Assista ao filme no Telecine.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *